Connect with us

ACRE

Prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, leva ferrada de arraia em pescaria: ‘seis horas de dor incontrolável’, disse

Publicado

em

A prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), foi ferrada por uma arraia durante pescaria no último sábado, 30, em um igarapé no Amazonas. Socorrida pelo namorado, o médico Israel Milani, ela nem chegou a ser levada para um hospital. Isso não significa ter saído ilesa. “Tive que suportar a dor durante intermináveis seis horas”, disse ao AcreNews.

Em sua página no Facebook ela escreveu o seguinte:

“Como muitos já sabem, nesse feriado, fui ferrada de arraia. Confesso que de longe foi a dor mais intensa que já senti.

Agora estou de repouso, me recuperando, mas não poderia deixar de agradecer as mensagens de carinho e preocupação, as orações, tanta vibração positiva que tenho recebido, que só tenho a agradecer a Deus por ter colocado no meu caminho, pessoas tão queridas e especiais.

Na foto comigo, Hadassa Milani que está comigo desde o ocorrido até agora e o pequeno Lorenzo❤️.

Muito obrigada de coração a cada um de vocês.

Se Deus quiser, já já estou recuperada e pronta para visitar e abraçar o meu povo que amo 😘”.

CONHEÇA O PEIXE QUE FERIU A PREFEITA

A bacia amazônica possui a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, são mais de 2000 espécies e dentre elas, as arraias são facilmente reconhecidas, tanto pelo seu formato peculiar de corpo, quanto pelo medo que causam, principalmente nas comunidades ribeirinhas, devido aos acidentes envolvendo esses animais.

As arraias são peixes cartilaginosos, ou seja, possuem um esqueleto constituído por cartilagem, assim como os tubarões, e existem espécies marinhas e espécies de água-doce.As arraias de água doce pertencem a família Potamotrygonidae, e apresentam o corpo achatado em formato de disco, onde as nadadeiras peitorais, bem desenvolvidas e projetadas para as laterais, constituem a maior parte do corpo. São essas nadadeiras peitorais que, por meio da ondulação do músculo, permitem que as arraias se locomovam.Na parte superior do corpo das arrais ficam posicionados os olhos e os espiráculos, que são duas aberturas, uma atrás de cada olho, fundamentais para a respiração desses animais. Na parte debaixo do corpo das arraias fica a boca, que apresenta pequenos dentes em formato de serra. As arraias se alimentam de plâncton (pequenos organismos que ficam suspensos na água e engloba seres fotossintetizantes), invertebrados e peixes.

Indivíduo adulto de Potamotrygon motoro (raia-pintada, raia-de-fogo) na margem de um rio. Foto: Itamar Júnior Tonial.

As arraias também apresentam uma cauda fina e comprida e que, no geral, possuem de um a quatro ferrões ósseos de formato retrosserrilhado (formato de serra com “dentes” voltados para trás). O ferrão contém toxinas e é utilizado como forma de defesa do animal ao se sentir ameaçado, o que acontece quando, por exemplo, alguém pisa nele. Acidentes com arraias são muito comuns na região amazônica e representam 88% dos casos de acidentes com arraias em todo o Brasil. Os acidentes com arraias ocorrem principalmente na época seca, provavelmente devido ao maior uso das praias pelas pessoas e pelas próprias arraias, que costumam ficar camufladas na areia e folhiço das águas rasas das margens dos rios, oque dificulta que elas sejam vistas. Apesar dos acidentes com arraias serem comuns na nossa região, ainda não existe antídoto e nem tratamento específico para a ferroada, principalmente pela complexidade do veneno que muda de composição mesmo dentro de uma mesma espécie.

 Uma arraia de água doce camuflada em meio ao folhiço de um rio. Foto: Benoit Villette.

Hoje são reconhecidas 31 espécies de arraias de água doce, e na Amazônia esses animais têm grande potencial econômico, podendo ser comercializados para a alimentação e como peixes ornamentais e também devido ao grande potencial farmacológico do veneno.No Amazonas, por exemplo, o comércio de arraias de água doce com finalidade ornamental é regulado pelo IBAMA, na qual 4 espécies podem ser exploradas a partir do sistema decotas anuais, que limita o tamanho máximo da largura do disco. Já o veneno de algumas espécies de arraias, segundo estudos recentes, apresenta atividade antimicrobiana contrabactérias e fungos, o que demonstra o potencial farmacológico que o veneno desses animais tem e a importância de investimento em pesquisas científicas para o desenvolvimento desses estudos.

Dentre as espécies de arraias de água doce reconhecidas para a Amazônia, duas espécies são consideradas ameaçadas de extinção: Paratrygon aiereba, conhecida popularmente como arraia-aramaçá, raia-branca e arumaçá e Potamotrygon leopoldi,conhecida como raia-preta e/ou raia de fogo. Essas espécies são ameaçadas principalmente devido aos barramentos de cursos d ‘água (como a construção de hidrelétricas), perda e alteração de habitat e algumas, captura ilegal (principalmente devido ao tráfico de animais).

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre as incríveis arraias da nossa região. Abraços de sucuri pra vocês e até ao próximo animal da nossa exuberante Amazônia!

A raia-preta, Potamotrygon leopoldi, é uma das espécies de arraias de água doce ameaçadas de extinção. Foto: Jeso Carneiro.

Fonte: Portal da Amazônia

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas