POLÍTICA
Prefeito Bocalom anuncia novo sistema de captação de água para garantir abastecimento em Rio Branco de forma continua
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve mais uma vez na Estação de Tratamento de Água (ETA II) nesta quinta-feira (3), para acompanhar de perto as obras de modernização do sistema de captação que atende parte da capital. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele explicou as melhorias que estão sendo implementadas e garantiu que o fornecimento de água será mais eficiente e contínuo em breve.
Desde o dia 11 de março, a ETA II enfrentava dificuldades na captação de água após a forte correnteza do Rio Acre e a queda de um tronco de árvore terem danificado uma das bombas flutuantes, segundo informou o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
Durante a visita, Bocalom destacou que o sistema está sendo reestruturado com cinco bombas instaladas, sendo três já em funcionamento e duas novas prontas para substituir o antigo modelo movido por um motor de 100 cavalos. “É o novo modelo que a gente montou, baseado exatamente naquele projeto que fizemos por causa do problema do ano passado. Quando tudo estiver funcionando, não vamos ter mais problema”, afirmou.
O prefeito também enfatizou que o novo sistema permitirá o uso rotativo das bombas, com sempre uma reserva, o que trará mais segurança e estabilidade no fornecimento. “Tem só mais um pouquinho de paciência, a gente vai arrumar essa água. Aliás, já estamos arrumando”, garantiu.
Bocalom ainda reforçou sua decisão de manter o serviço de água sob controle público, evitando a privatização. “Eu não deixei privatizar para não disparar o preço da água, como acontece no resto do Brasil”, disse.
Segundo o prefeito, bairros como o Calafate, que antes enfrentavam escassez, já estão sendo beneficiados com abastecimento regular. A expectativa da gestão é que, com os avanços na ETA II, mais regiões da cidade passem a contar com fornecimento 24 horas por dia.
Por O Palaciano