Connect with us

POLÍTICA

Prefeito Zequinha Lima reúne equipe para definir locais de abrigo em função da cheia do Juruá

Publicado

em

O prefeito Zequinha Lima se reuniu nesta terça-feira, 31, com todos os secretários das pastas municipais e equipes da Defesa Civil para definir estratégias de atuação diante da elevação do nível do Rio Juruá, que já ultrapassou a cota de transbordo , com a marca de 13,65 e pode exigir, a qualquer momento, a retirada de famílias em áreas de risco.

Com um acumulado de 211 milímetros de chuva no mês de março, o nível elevado já afeta mais de 6 mil pessoas em Cruzeiro do Sul. Ao todo, 1.650 famílias foram impactadas em 26 bairros, vilas e comunidades rurais. Até o momento, 17 famílias estão com o fornecimento de energia elétrica suspenso.

Durante a reunião, o prefeito Zequinha Lima destacou a preocupação com a rapidez da elevação do rio e a necessidade de manter todas as equipes em alerta.“É uma cheia que a gente não estava esperando para essa época. Normalmente ocorre entre janeiro e fevereiro, mas tivemos muitas chuvas nas cabeceiras e nos afluentes do Rio Juruá, como Igarapé Iamatu, Porto Walter e Rio Moa, nos últimos dias. Isso reflete diretamente aqui. Hoje o rio está 65 centímetros acima da cota de transbordo, o que exige atenção máxima. Estamos com toda a equipe mobilizada porque, a qualquer momento, podemos precisar retirar famílias. Se o nível continuar subindo, já a partir de amanhã podemos iniciar essas retiradas, levando para abrigos ou casas de parentes”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura iniciará a retirada das primeiras famílias quando o rio atingir a cota de 13,70 metros. Foram definidos, inicialmente, quatro abrigos em escolas municipais e uma estadual: Escola Marcelino Champagnat, no bairro João Alves; Escola Padre Arnould, na AC-405, bairro Nossa Senhora das Graças; Escola Corazita Negreiros, no bairro Telégrafo; e a Escola Estadual Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, no bairro Miritizal. As unidades terão as aulas suspensas assim que começarem a receber as famílias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, todos os abrigos já estão preparados para receber as famílias atingidas, com equipes organizadas e de prontidão. A pasta também já estruturou o planejamento de atendimento e a escala dos profissionais que atuarão nos espaços. Além disso, o município solicitou apoio do Governo Federal para a liberação de recursos destinados à aquisição de alimentos, garantindo o suporte necessário às famílias afetadas pela cheia do Rio Juruá.

O coordenador da Defesa Civil, Júnior Damasceno, explicou que o município já começou a atuar preventivamente e que a primeira família em situação de risco deve ser encaminhada inicialmente para aluguel social, evitando impacto imediato na rede de ensino.“Hoje o rio chegou a 13,65 metros e já tivemos o primeiro acionamento para retirada de família. A princípio, vamos tentar encaminhar para aluguel social, evitando a suspensão das aulas. Temos escolas mapeadas e a primeira delas, caso necessário, será a Marcelino Champagnat, com capacidade para acolher cerca de 17 famílias. Todas as equipes estão de prontidão e o cenário pode evoluir. A prefeitura e a Defesa Civil estão alinhadas para atender a população”, explicou.

Ele reforçou ainda que, em caso de necessidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193, que fará o encaminhamento para as equipes da Defesa Civil.

Atualmente, são 11 bairros atingidos na área urbana, entre eles Remanso, Várzea, Olivença, Miritizal, Beira Rio, Lagoa, Manoel Terças, Cruzeirinho Novo, São Salvador, Saboeiro e Centro. Também foram registradas ocorrências em 12 comunidades rurais, como Centrinho, Tapiri, Humaitá do Moa, Praia Grande, Laguinho, Florianópolis, Estirão do Remanso, São Luiz, Lago do Sacado, Simpatia e Ramal do Escondido, além das vilas Lagoinha, Assis Brasil e Santa Rosa. Os rios Juruá Mirim, Valparaíso e Croa também apresentam elevação.

Apesar do cenário preocupante, até o momento não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. A Prefeitura segue monitorando o nível do rio em tempo real e mantém todas as equipes em estado de alerta para agir com rapidez e garantir a segurança da população.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas