ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeito Zequinha Lima reúne equipe para planejar Carnaval 2026 em Cruzeiro do Sul
A Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou, na manhã desta terça-feira (20), uma reunião de planejamento para tratar da organização do Carnaval 2026. O encontro aconteceu no gabinete do prefeito e foi conduzida pela prefeita em exercício, Delcimar Leite, reunindo todos os órgãos envolvidos na realização da festividade.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu( Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Detran, além de todas as secretarias municipais. O objetivo foi alinhar ações, definir responsabilidades e garantir a organização, segurança e estrutura do evento.

O Carnaval 2026 de Cruzeiro do Sul acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Centro Cultural, com lançamento oficial da programação no dia 7 de fevereiro, durante evento na Vila Olímpica.
Entre as mudanças deste ano está o início antecipado da programação, que começará às 17h em todos os dias, e as matinês as 15h, além do fortalecimento da cultura local, com atrações de bandas do município, concursos culturais e incentivo aos blocos carnavalescos por meio de edital. A expectativa da organização é de um público maior em relação aos anos anteriores.

A prefeita em exercício, Delcimar Leite, destacou que o Carnaval é uma tradição organizada pelo município e que a reunião foi fundamental para definir o funcionamento das quatro noites de festa.
“Todos os anos é a Prefeitura quem realiza o Carnaval. Hoje estamos aqui para tratar de como vão ser as nossas quatro noites, como vai funcionar a programação e toda a estrutura. A segurança é o principal, por isso essa parceria com o Governo do Estado, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, para garantir o melhor para a nossa população e para quem vai estar na praça”, afirmou.
Estrutura e empreendedores
O secretário da Casa Civil, Ney Williams, explicou que a estrutura do Carnaval 2026 já está sendo organizada, incluindo o espaço para 80 empreendedores, além dos ambulantes.
“A estrutura já está sendo planejada, principalmente a parte dos empreendedores. Teremos em torno de 80 empreendedores na praça, além dos ambulantes. Já lançamos os editais relacionados aos atrativos do Carnaval, como a volta dos blocos, a realeza e o concurso infantil das matinês”, destacou.

Segundo ele, também será montada uma tenda integrada com serviços das áreas de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, oferecendo suporte ao público durante o evento.
Segurança pública e privada
A segurança do carnaval também já está garantida. Além da Polícia Militar, com emprego de aproximadamente 40 policiais, serão contratados seguranças particulares para reforçar o efetivo. Representando a Polícia Militar, Tenente Bruno Fernandes destacou que a corporação já está em fase de planejamento das operações.
“A Polícia Militar sempre participa dos eventos culturais da cidade. Estamos em fase de planejamento para reforçar o policiamento durante toda a programação, desde o início das festividades até a madrugada, tanto no local do evento quanto nas áreas de acesso”, explicou.

O Corpo de Bombeiros e Samu também confirmaram participação nas quatro noites de carnaval, proporcionado mais segurança aos carnavalescos.
Trânsito e mobilidade
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Jonas Saraiva, afirmou que as intervenções no trânsito serão mínimas para não prejudicar a rotina da cidade. À organização da área deve iniciar uma semana antes da festa.
“Mesmo sendo no centro da cidade, a determinação é interferir o mínimo possível no trânsito. Algumas vias serão interditadas apenas para a montagem da estrutura, mas vamos garantir a fluidez para não atrapalhar o comércio e o deslocamento das pessoas”, explicou.
Cultura, concursos e blocos
O secretário municipal de Cultura, Flavio Rosas, anunciou o lançamento de três editais para o Carnaval 2026, sendo o da escolha das realezas, das fantasias infantis e um de incentivo aos blocos. Segundo ele, os blocos trarão suas representações culturais para a avenida, enquanto os concursos de realeza e fantasia infantil seguem como atrativos tradicionais, especialmente para as famílias. “Estamos lançando o edital da Realeza do Carnaval, o edital do Concurso de Fantasias Infantis e o edital de incentivo aos blocos carnavalescos, que é uma novidade deste ano. Os blocos não terão concurso, mas receberão incentivo financeiro para fortalecer o desfile”, explicou.
Já as inscrições para fantasia infantil , acontecerão no dia da matinê, na praça do centro cultural, no momento do evento.















