Connect with us

SAÚDE

Prefeitura de Rio Branco alerta população sobre surto de hepatite aguda que já ocorre em quase todo o Brasil

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco tem como uma de suas prioridades cuidar da saúde e do bem-estar da população da capital e, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, vem, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), alertar à população rio-branquense sobre a ocorrência de casos de Hepatite Aguda Grave de Etiologia Desconhecida no Brasil.

Em 05 de abril de 2022, o Ponto Focal Nacional do Regulamento Sanitário Internacional do Reino Unido notificou a OMS sobre 10 casos de hepatite aguda grave de etiologia desconhecida em crianças menores de 10 anos previamente saudáveis no cinturão central da Escócia. No dia 05 de maio de 2022, o CIEVS Nacional comunicou a notificação de 07 casos prováveis de hepatite aguda de etiologia desconhecida, distribuídos em duas Unidades Federativas: Rio de Janeiro e Paraná.

No Brasil, em 22 de maio, já haviam sido notificados 76 casos deste agravo, distribuídos nos seguintes estados: São Paulo (27), Minas Gerais (09), Rio de Janeiro (06), Pernambuco (06), Mato Grosso do Sul (05), Rio Grande do Sul (05), Santa Catarina (05), Paraná (03), Espirito Santo (02), Goiânia (02), CE (02), Maranhão (01), Rio Grande do Norte (01), Paraíba (01) e Rondônia (01). Destes, 64 estão em investigação e 12 foram descartados. De acordo com a faixa etária, 43,8% dos casos foram notificados em crianças menores de 5 anos.

Felizmente não há ainda registros de nenhum caso no Acre, no entanto, porém foi elaborado este alerta e que está à disposição em todas as unidades de saúde do município, em caso de surgimento da doença.

Sobre a doença

A hepatite aguda é caracterizada por inflamação do fígado, com elevação acentuada das enzimas hepáticas (AST ou ALT acima de 500 UI/L) e icterícia. Os sintomas da hepatite aguda de etiologia desconhecida relatados foram: febre, icterícia, dor abdominal, diarreia, vômito, colúria e acolia fecal, seguido do aumento dos níveis de enzimas hepáticas.

Nenhum vínculo com a vacina da Covid-19 foi identificado.

A etiologia ainda está em investigação. O CIEVS Rio Branco alerta todos os profissionais de saúde (públicos ou privados), para notificação de casos suspeitos da doença, segundo as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde por meio da Rede CIEVS.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas