ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Rio Branco destaca projetos de sustentabilidade em Fórum das Cidades Amazônicas com foco na COP30
A Prefeitura de Rio Branco participou, nesta quarta-feira (6), de mais uma reunião do Fórum das Cidades Amazônicas, que acontece desde 2023 e reúne prefeituras e governos da Amazônia, antecedendo a Conferência da ONU para as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.
Durante a reunião, que aconteceu de forma virtual, a secretária municipal de Planejamento (Seplan), Neiva Tessinari, apresentou alguns dos projetos executados pela Prefeitura de Rio Branco voltados para o desenvolvimento sustentável, e ressaltou que a atual gestão da capital acreana está alinhada à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Temos revisado todos os indicadores que envolvem os componentes do desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades. Um exemplo disso são os indicadores da ODS. E aí nós tivemos que relacionar, enquanto Rio Branco, quais são os nossos projetos e programas que atendem esses indicadores. Os indicadores da ODS, são referenciais para que a gente tenha um planejamento todo organizado, com base em todas as necessidades que envolvem o desenvolvimento urbano municipal”, destacou.
Entre os projetos que devem ser apresentados na COP30 pelo município de Rio Branco está a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), estruturada para dar destinação ambientalmente correta aos diferentes tipos de resíduos sólidos, como, produção de composto orgânico a partir da reciclagem de resíduos orgânicos de agroindustriais, lavagem e trituração de plásticos, armazenamento temporário de pneus, dentre outros serviços.
Outros exemplos na capital acreana são o “1001 Dignidade”, programa de habitação sustentável, o Parque Capitão Ciríaco, único seringal urbano do mundo, e o Parque Ambiental Chico Mendes, que em julho de 2024 recebeu o selo Good Travel Destinations, uma certificação que reconhece o compromisso do parque com a gestão sustentável, responsabilidade social, saúde e bem-estar. Tessinari reforçou a importância da participação da capital acreana nas pautas ambientais.
“Nós temos toda uma série de indicadores e de projetos que estão sendo discutidos, pensados e vão ter propostas de aprimoração para que a gente venha contar o que ocorre de impacto na Amazônia, e principalmente a nossa questão de preservar o bioma, a fauna, a flora e os nossos recursos hídricos. Por ser a Amazônia, a referência mundial. E pela primeira vez ocorre um encontro desses no Brasil, na cidade de Belém. Rio Branco, capital do Acre, vai participar de forma bem importante, com pontos focais muito significativos para o desenvolvimento urbano”, afirmou.