POLÍTICA
Prefeitura de Rio Branco prorroga suspensão das aulas na rede municipal devido à fumaça das queimadas
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, oficializou nesta terça-feira (10), o Decreto nº 1.206, que prorroga a suspensão das aulas na rede municipal de ensino público. A decisão foi tomada com base nos elevados índices de fumaça decorrentes das queimadas que têm afetado o município. A medida prolonga a interrupção das atividades escolares, que já haviam sido suspensas pelo Decreto nº 1.202, de 2 de setembro de 2024.
De acordo com o novo decreto, as aulas permanecerão suspensas nos dias 9 e 10 de setembro. O Relatório Comparativo de Concentração de Partículas, realizado diariamente pelo órgão competente do Estado do Acre, aponta que a qualidade do ar está comprometida, colocando em risco a saúde dos alunos e da comunidade escolar.
A decisão é respaldada pela Lei Orgânica do Município de Rio Branco, que confere ao prefeito a competência para adotar medidas necessárias em situações de emergência. Segundo o decreto, a prorrogação visa proteger a saúde pública e evitar maiores danos causados pela exposição ao ar contaminado.