ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura recebe apoio da Defesa Civil Nacional e Exército em apoio aos desabrigados
Homens do Exército Brasileiro e técnicos da Defesa Civil Nacional, se somaram na manhã desta quinta-feira (29), às frentes de ajuda da Prefeitura de Rio Branco, para socorrer às famílias atingidas pelas enchentes do Rio Acre, que já desabrigou mais de 2 mil pessoas e afetou quase 70 mil somente na capital acreana.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Frank Lima, é um momento de unir forças e toda ajuda sempre será bem-vinda. Ainda segundo Frank Lima, a determinação do prefeito é não medir esforços nesse momento difícil para ajudar essas pessoas atingidas pelas enchentes e é preciso acima de tudo, levar um mínimo de conforto e dignidade possível aos desabrigados.
“Todo apoio é bem-vindo. Estamos recebendo hoje os representantes da Defesa Civil Nacional e a ajuda de caminhões e de homens do exército brasileiro e isso demonstra que todos estão somando forças para que a gente possa diminuir o sofrimento dessas famílias. É primordial para que a gente possa vencer esse momento de dificuldade que Rio Branco passa, que o estado do Acre está passando”.
Para o coordenador da Comdec, tenente coronel Cláudio Falcão, a situação de momento não é animadora, tendo em vista, que não há sinais de retração do volume de água do Rio Acre, pelo menos até o próximo domingo (03). O rio já ultrapassou a marca dos 17 metros e deve desabrigar mais pessoas.”
“O rio continua aumentando, inclusive com uma velocidade mais alta ainda do que estava anteriormente. Nós também estamos recebendo, no dia de hoje, o GAD, que é o grupo de apoio em desastre da Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, ao mesmo tempo que nós solicitamos também o apoio do Exército Brasileiro, com pelo menos quatro equipes de militares que já estão atuando. Isso tudo para poder reforçar e aumentar e dar robustez ao nosso trabalho de resgate de famílias e de animais”, destacou o coordenador.
A todo instante, mais famílias chegam ao Parque de Exposições, trazidas pelas equipes de socorro da prefeitura e homens do exército. A dona de casa Keissa Rosa de Souza, disse que chegou aos abrigos do parque, na noite de quarta-feira com as três filhas e o marido, após a água do Rio Acre invadir a casa dela no bairro 6 de Agosto. Keissa, agradeceu a acolhida e disse estar sendo muito bem assista.
“Eu quero agradecer ao prefeito, por nos acolher aqui. Aqui é o único lugar que temos para guardar as nossas coisas e é onde a gente vem nos abrigar. Estamos sendo muito bem tratados, pois temos onde comer e dormir.”
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Suelen Araújo, falou de como esse acolhimento às famílias vem sendo feito em todos os abrigos, sendo 10 escolas e o parque de exposições.
“A assistência vem desde antes da abertura do parque. Hoje nós estamos com 9 escolas e temos uma direcionada para as crianças autistas, onde está sendo tratada a questão da alimentação, saúde e lazer dessas crianças. Nós estamos aqui no parque de exposições também com a alimentação feita pela educação. Toda a assessoria e todas as indicações são direcionadas pela Defesa Civil. Estamos aqui realmente para apoiar e dar a melhor condição para a nossa população, tanto pelos acolhimentos nas escolas, quanto pelo parque de exposição.”