POLÍTICA
“Preocupados” com as eleições na Argentina, políticos do Acre vibram com vitória de Javier Milei
Por Wanglézio Braga
Javier Milei, um economista ultraliberal que se define como libertário, será o novo presidente da Argentina. A posse já foi marcada para 10 de dezembro, para um mandato de quatro anos. A vitória de Milei com 55,7% dos votos, contra 44,3% do governista Sergio Massa, que é o atual ministro da Economia, ganhou repercussão mundial. No Acre, políticos com e sem mandatos comentaram o resultado das eleições do país vizinho.
O senador Alan Rick (UB) usou o Facebook para manifestar desejo de que a Argentina possa superar a crise e voltar ao caminho da prosperidade.
“A resposta à uma inflação que ultrapassa os 138% este ano, à desvalorização da moeda e ao aumento da pobreza que já atinge 40% da população veio nas urnas da Argentina neste domingo. O povo argentino decidiu se libertar da política desastrosa do governo de esquerda. Javier Milei está eleito com 55,95% dos votos. Que a Argentina consiga superar a crise e voltar ao caminho da prosperidade!”, escreveu o senador neste domingo (19).
Os irmãos Rochas, Wherles Rocha (sem partido), ex-vice-governador do Acre, e Mara Rocha (sem partido), ex-deputada federal, também comentaram as eleições presidenciais da terra de Maradona.
“Com uma inflação de mais de três dígitos, desemprego, desabastecimento e outros problemas, Argentina elege Javier Milei e sepulta o peronismo comunista. Lá o voto é na cédula de papel e não existe Tribunal Superior Eleitoral. No Brasil ainda teremos que esperar mais 3 anos para tentar trilhar o mesmo rumo (direita) de nossos “ermanos””, escreveu Wherles.
Mara vibrou numa postagem em rede social. “Se Deus quiser em 2026 será a vez do Brasil”, escreveu a ex-deputada.
LULA SE MANIFESTA
Após a declaração de vitória do ultraliberal Javier Milei, o presidente Lula lançou no Twitter uma manifestação. O presidente brasileiro – de quem o presidente-eleito já prometeu não manter relações – retribuiu a gentileza de maneira diplomática: parabenizou o país e as instituições argentinas pelas eleições.
“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu o presidente.