PRINCIPAL
“Priorizei os interesses da população, não trai ninguém”, afirma prefeito de Plácido em entrevista desabafo e de balanço
Evandro Cordeiro
O prefeito do município de Plácido de Castro, Camilo da Silva, tem apenas dois anos na política e já é uma liderança emergente. Há justificativa para isso. Além de ter feito em dois anos muito pela cidade e pelo campo, Camilo criou uma ligação direta com o Palácio Rio Branco, ficando freguês do governador Gladson Cameli (PP), numa conexão próspera com o Deracre e seu diretor, Petrônio Antunes. Juntou o maior número possível de vereadores para a sua base e uniu organizações civis às margens do rio Abunã, como os grandes políticos fazem. Também se meteu numa bronca ao apoiar oficialmente a candidatura à reeleição do atual e reeleito governador, ao passo que era filiado ao PSD, partido pelo qual se elegeu, dirigido no Estado pelo Senador da República Sérgio Petecão. Foi acusado de traição e expulso. Admite ter passado certo constrangimento, mas não está arrependido. “Fiz pela população do meu município. O interesse do povo tem que está acima dos acordos políticos”, diz ele em entrevista ao AcreNews, que você pode acompanhar a seguir:
AcreNews – Quem é o prefeito Camilo?
Prefeito Camilo – Camilo da Silva, nascido no dia 30 de abril de 1965, filho de Francisco Liberato da Silva e de Eliza Camilo da Silva, natural do município de Rio Branco, Acre. Casado, pai de Willligton Costa da Silva, Gessica Costa da Silva e Tais Lima da Silva, professor licenciado em pedagogia pela UFAC.
AcreNews – O que lhe motivou a entrar na política e quando isso aconteceu?
Prefeito Camilo – A ausência de representação política me fez ser candidato a vereador em 2012, sendo eleito o vereador mais votado para o pleito 2012/2016.
AcreNews – O senhor é do magistério, provavelmente nunca tenha tido uma experiência administrativa. E aí, se assustou ao de repente se vê tendo que administrar um município que há muito vem tendo problemas?
Prefeito Camilo – Sou professor da rede pública estadual e municipal do município de Rio Branco, lecionei por um período de 37 anos. Pra mim tem sido uma experiência nova, está a frente da gestão municipal, não deixa de ser um desafio. Nosso município passa por muitos problemas, máquina pública inchada, muitas dívidas, indicadores de saúde baixos, unidades descrenciadas, infraestrutura ruída, receitas insuficientes, mercado interno em declínio, pela concorrência externa, território dividido nos impostos (principalmente domicílio de IPVA) baixa produção para o consumo interno, desemprego.
Camilo na época do sagrado magistério
AcreNews – Dois anos na prefeitura aumentaram seu amor pela política ou está pensando em desistir?
Prefeito Camilo – Por defender uma gestão eficiente com capacidade de produzir bons resultados, ter escolhido uma boa equipe, que tem trabalhado para melhorar a cidade e o campo, tornando nossa cidade mais moderna, atraente e acolhedora, não podemos desistir, precisamos corrigir as falhas, aumentar as metas, melhorar as estratégias e continuar conquistando a confiança das pessoas em nossa gestão.
AcreNews – O que já foi feito nesses dois anos e o que vem por aí nos próximos dois?
Prefeito Camilo – Reformamos todas as escolas, adquirimos novos equipamentos, concertamos máquinas, compramos veículos e máquinas, modernizamos a gestão, recuperamos 670 km de ramais com empiçarrado, construímos 98 pontes, pavimentamos 10 km de ruas com asfalto, fizemos 3 km de drenagem e esgoto, implantamos 30 linhas de bueiros, substituímos 500 pontos de iluminação pública por alta eficiência de led, valorizamos os servidores, implantando o piso salarial, pagando em dias, reconstruímos a praça urbana Balbina, praça do seringueiro, praça de Vila Campinas, criamos o Programa Mecaniza Mais, com mecanização, distribuição de calcário, plantio, pesquisa, colheita, transporte da produção, atendendo 200 famílias da Agricultura Familiar. Criamos o Programa de Melhorias de currais, com capineira, aterro e acesso, sem custos para o produtor.
AcreNews – O que aconteceu que o senhor se elegeu pelo PSD, mas acabou expulso. Foi por causa da parceria da prefeitura com o Governo Gladson?
Prefeito Camilo – Encontramos um município muito endividado, com muitas dificuldades, cidade pequena, com a única rodovia de acesso em precárias condições, reunimos os vereadores e começamos correr atrás de parcerias, o governador Gladson Cameli foi e tem sido um parceiro de primeira ordem, isso gerou um desconforto com o presidente estadual do PSD, que também era candidato ao governo, longe de mim, numa hora dessa, abandonar os interesses da população, em detrimento do interesse político, o nosso município sem as ações do governo do estado, está morto, o PSD não entendeu isso, e me expulsou do partido, respeito o PSD e suas lideranças, agradeço tudo que fizeram por mim, estou pagando um preço, mais o povo não ficou órfão das ações do estado, a AC-40 está recuperada, o ramal novo horizonte está recuperado, muitas pontes construídas, os ramais com bom acesso, ruas pavimentadas.
Prefeito Camilo – Neste Natal que presente o prefeito tem para seus munícipes?
Prefeito Camilo – Neste Natal levo o abraço Fraterno de toda equipe da gestão, dos 9 vereadores que compõe a nossa base, do governador Gladson Cameli a toda população de Plácido de Castro e Vila Campinas, zona rural, desejando boas festas e feliz 2023, repleto de bênçãos e realizações.