KATIANNY ARAÚJO
Problemas vasculares não devem ser ignorados. E o Laser para Microvasos é o tratamento indicado pela Dra Katianny
O laser transdérmico associado à escleroterapia com glicose 75% (hipertônica) e o uso de ar gelado para resfriar a pele é indicado para tratar as varizes finas (vasos reticulares) e os vasinhos (teleangectasias) em consultório. É uma técnica que foi implementada recentemente e, assim como na escleroterapia isolada, são necessárias algumas sessões para completar o tratamento e a quantidade vai depender de cada caso. Normalmente, é necessário um intervalo entre as sessões de 3 a 4 semanas.
A técnica consiste em aplicar o laser transdérmico sobre as veias de maior calibre (visualizadas com um aparelho de realidade aumentada), o que reduz um pouco o tamanho delas e, então, é realizado aplicação com glicose 75% nessas mesmas veias, facilitando a atuação da glicose sobre a parede dos vasos (que estarão um pouco menores). Durante o tratamento é utilizado um aparelho para aplicar ar gelado sobre a pele para reduzir um pouco a sensação de dor.
A vantagem desse procedimento em relação à aplicação tradicional é a possibilidade de tratar as veias reticulares (que são os vasos nutridores, menores que as varizes) em consultório sem a necessidade de cirurgia, proporcionando o tratamento da raiz do problema (se fizer apenas aplicação nos vasinhos sem tratar as veias reticulares, os vasinhos podem voltar mais rápido ou nem desaparecer). Vale lembrar que se houver varizes (vasos mais grossos), o melhor tratamento é a cirurgia, e, por isso, é tão importante a avaliação prévia para definição do melhor tratamento para cada paciente.