Connect with us

GERAL

Professor-doutor Antônio Furtado, escreve nesta quarta-feira, 23, sobre um tema que começa a perturbar o brasileiro, a polarização

Publicado

em

Se analisarmos um dos grandes problemas do Brasil é a POLARIZAÇÃO. Todos temos que ter um lado. E a vida não é assim!
Não se conversa mais. Só se grita. Falamos apenas com quem concorda com a gente. Quem tem respostas prontas. Agradáveis.
Daí, surge a questão: Como vamos mudar o País, para melhor,
se não conversamos? Se não temos “ouvidos e tempo” para os que não estão do “nosso lado”?Mas eles também têm talentos. Este, sim, um grande problema. Além, de péssimo exemplo de exercício de cidadania.
E, em repique disto, de futuro e recente, vemos refletir nos nossos jovens inteligentes reações inusitadas.
Independente de posição social, estamos vivendo experiências diárias dramáticas. Trágicas mesmo.
Notícias desses “desencantos” na nossa juventude surgem como um dos males do século XXI: a DEPRESSÃO.
Talvez razão de apelos: comercial de consumo e sucesso, beleza perfeita, poder e transformações para melhor. Tudo na velocidade da INTERNET. Onde as mudanças são instantâneas. Sem o necessário preparo prévio para a vida. Ninguém quer esperar. Tem que ser, agora. Amanhã, não vale!
Vê-se, nos noticiários do mundo e local , tragédias motivadas por essa ansiedade, sem chance de ser satisfeita, a prejudicar principalmente os jovens. Filhos da INTERNET. Têm como maior companheiro o “TELEFONE”: confidente, fonte de consultas, local de “DESABAFOS” e arquivo letal. Quase uma “PANDEMIA”. A vida, para alguns, está no “amigo telefone”. No mundo virtual.
Recente, aqui em Rio Branco, rapaz de 19 anos, filho de amiga médica, se suicidou. Perda irreparável. Não só para a Família, mas para o PAÍS que perde seus filhos, prematuramente. Desesperança mortal.
Ainda nos debates, nas Redes Sociais local, o lamentável episódio de “POSTAGEM infeliz”de jovem estudante de medicina – vinte aninhos!…futura médica.
Postagem inapropriada, desagradável e reprovável sobre, nós e ela, os Acreanos.
Mas não é a “tragédia” que, nas Redes Sociais, a transformaram. No todo repreensível, repito.
Mas a desarrazoada POLARIZAÇÃO transmuta em Declaração de Ódio, algo que não é assim.
Faz-se o juízo mais gravoso( “momento merda” – passível de acontecer a todos) discutido como hecatombe social pública.
A sociedade ( polarizada) – oportuno observar -, que o pai da jovem estudante é profissional de alta projeção social, aproveita. Ele – Secretário do Governo – que, naturalmente, tem lado politico definido, assim como sua respeitável Família. Nada mais natural.
Aí, este “outro lado” da sociedade não perde tempo. Opera em linchamento público , termo antigo( na Internet “CANCELAMENTO”) da “Filha do Secretário”. Não mais a estudante universitário, da UFAC – Universidade Federal do Acre , onde acessou por mérito pessoal, que cometeu um erro.
São ABSURDOS! Tanto a POSTAGEM desastrada, quanto a reação desproporcional dessa SOCIEDADE POLARIZADA.
Ao meu sentir precisamos ter condescendência. Vê-la como Ser humano que é. Jovem Ser Humano. Que não soube usar as palavras em sua Livre Manifestação de Opinião pessoal. E não no sentido das irregularidades/crimes que as Redes Sociais direcionam. Santo exagero!
Como disse JESUS, o CRISTO: “(…) quem nunca PECOU que atire a primeira pedra…”
Vamos ter razoabilidade, acolhimento e compreensão com a nossa juventude. Sem abrir mão da severidade nos seus deslizes.
Em princípio, porque o insípido crescimento econômico do estado do Acre é visto, como um dos causadores desses “DESENCANTOS” com a vida e futuro, pelos jovens.
Quantos estão indo embora?!…parece que todos estamos indo: os jovens por OPORTUNIDADES , os aposentados por QUALIDADE DE VIDA e os Empresários por MERCADO.
E não é culpa deles, os jovens. É, sim, dos Governos. Que jogando “pra plateia”, esqueceram de fazer o “GOL” do Desenvolvimento Sócio-Econômico do estado, que merecemos. Gestões mirabolantes, utópicas e contemplativas. Sem pragmatismo. Ausência de Projetos de Estado, em descompasso com nossas potencialidades naturais. Se traduzem em resultados pífios.
Boa base para a REFLEXÃO, por , nós, os mais“CASCUDOS”, com diriam os jovens.
Vade retro, POLARIZAÇÃO desagregadora!

Autor: Antonio Furtado
Engenheiro, Advogado, Professor Universitário, Pai e Acreano de Feijó

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas