PRINCIPAL
Projeto apresentado no Senado quer Cruzeiro do Sul como a Capital Nacional da Farinha de Mandioca
Por Wanglézio Braga
O senador Alan Rick (UB) apresentou Projeto de Lei n° 4174/2023 designando a cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, como a Capital Nacional da Farinha de Mandioca. A matéria foi protocolada no ano passado, em meados de agosto.
De acordo com o sistema de tramitação do Senado, o PL aguarda apreciação na Secretaria de Apoio à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. A última movimentação na comissão ocorreu em novembro, mas a apreciação foi adiada.
“A cultura da mandioca é de grande importância social e econômica para a região Amazônica, além de proporcionar segurança alimentar a milhares de pessoas. Diversos são os alimentos obtidos a partir de suas raízes, incluindo goma, bolos, biscoitos e farinha, sendo esta última o principal produto consumido e comercializado pelos agricultores familiares de Cruzeiro do Sul e dos municípios vizinhos de Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, que formam o Território da Cidadania do Vale do Juruá, criado em 25 de fevereiro de 2008”, justifica o parlamentar.
Já nas redes sociais, Alan lembrou da importância da iniciativa em reconhecer a cultura do Juruá. “Tive o privilégio de apresentar o Projeto de Lei 4174/2023 que designa Cruzeiro do Sul como a Capital Nacional da Farinha de Mandioca. Nossa farinha, reconhecida por sua qualidade excecional, foi o primeiro produto da mandioca no Brasil a receber o Selo de Indicação Geográfica em 2017, um testemunho de sua singularidade e excelência”, escreveu o parlamentar em sua rede social.
Para Alan, “este título não é apenas um reconhecimento da qualidade superior da farinha de Cruzeiro do Sul, mas também uma celebração dos esforços e do trabalho árduo dos agricultores locais. Ele reforça o potencial comercial da farinha, promovendo a rica culinária e as tradições de Cruzeiro do Sul em todo o país”.