Connect with us

ACRE

Promotora investiga denúncias contra os Hospitais Santa Juliana e Santa Casa

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Acre (MPAC), Alessandra Marques, continuará investigando denúncias em desfavor dos Hospitais Santa Juliana e Santa Casa de Misericórdia. Uma portaria publicada hoje (29) no Diário Eletrônico do MP transforma os casos em Inquérito Civil, após não conseguir a tempo concluir o Procedimento Preparatório.

De acordo com o documento, a primeira investigação diz respeito ao Hospital Santa Juliana que que estaria exigindo caução no valor de R$ 40 mil reais a pacientes com COVID-19 em situação de urgência ou emergência para internação hospitalar.

“O HSJ alegou, às fls. 38/70, que inexiste abusividade contra os consumidores na contratação dos serviços, pois todas as informações relativas aos valores da internação são prestadas aos familiares do paciente. Isso, contudo, não é o que diz o Direito”, diz trecho da portaria que cita ainda elementos do Procedimento Preparatório do MP.

A segunda linha de investigação, diz respeito ao Hospital Santa Casa de Misericórdia que estaria recebendo pacientes com COVID-19, sem que estivesse adequado para o acolhimento desses pacientes. A portaria ressalta que o departamento de Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Medicina no Acre (CRM-AC) foram oficiados para tomarem conhecimento das possíveis irregularidades no HSCM e realizar fiscalização in loco.

Citando relatórios anteriormente, a promotora comentou que “O CRM esclareceu que o HSCM realiza internações de pacientes clínicos e cirúrgicos em enfermaria comum, com disponibilidade e oxigênio e medicações de tratamento e suporte, tais como antibióticos e corticosteroide para administração injetável e oral”, mas que “não conta com aparelho para a realização de hemodiálise, nem leitos de unidade de terapia intensiva. O HSCM, segundo o CRM, possui um laboratório para análises clínicas e não realiza serviço de radiologia. Durante a vistoria, foi informado ao CRM que a unidade hospitalar atende pacientes em quadros leves e, quando há a necessidade de transferência, esta é realizada via regulação médica”.

Por fim, além de transformar os casos em inquérito civil, a promotora informou o envio de ofício ao Hospital Santa Juliana “para que informe se pretende assinar TAC sobre a cessação da prática ilícita de cobrança de cheque caução, e, se for negativa a resposta, expeça-se recomendação para que cesse, dando todos os fundamentos jurídicos para tanto, sob pena do ajuizamento de ação civil pública”.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas