ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prorrogada a declaração de emergência zoossanitária no Acre e no restante do Brasil
Por Wanglézio Braga
O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, publicou na edição desta segunda-feira (07), do Diário Oficial da União (DOU), a portaria que prorroga por mais 180 dias o Estado de Emergência Zoossanitária em todos os estados, que obviamente inclui o Acre e o Distrito Federal (DF).
A medida permite a adoção de políticas preventivas para evitar que aves comerciais sejam contaminadas pela doença, também conhecida como gripe aviária. Vale lembrar que o Acre não registrou nenhum caso da doença.
Desde novembro de 2023, o país declarou emergência zoossanitária devido à detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária (H5N1) de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil. Naquele mês, Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES) registraram, juntos, oito casos da doença.
Conforme o protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), como não há casos em aves comerciais, o Brasil mantém o status de país livre da H5N1.
Vale lembrar que o Brasil responde por 35% do mercado global de carne de frango e é o maior exportador do mundo. Por ser causada por um vírus com alta capacidade de mutação e adaptável a novos hospedeiros, o H5N1 representa um risco ao comércio internacional de produtos.