GERAL
Próspera com o agronegócio, Epitaciolândia vive um fato inédito: êxodo da cidade para o campo
A Secretária Municipal de Agricultura tem como missão formular e executar o fomento à agricultura, à produção florestal, à comercialização e o abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros.
Mesmo com 43% de seu território pertencendo à Reserva Extrativista Chico Mendes, Epitaciolândia possui umas das terras mais produtivas do Acre. Com as inovações tecnológicas, a pecuária de corte e a leiteira avançam e, em breve, teremos rebanhos confinados. Isso porque a produção de soja e milho cresce a cada ano, ao mesmo tempo que os agricultores fazem silagens por causa de alguns períodos de seca.
Foi por causa dessa produção em escala maior, e também pela instalação das indústrias processadoras, que estimulam e garantem a compra da produção, que surgiram centenas de galpões para a engorda de suíno e frango ao longo dos ramais. E um detalhe interessante: os investidores são grandes, médios e pequenos. “Alguns vieram e outros retornaram para o campo”, afirmou o secretário José Antônio da Silva Batista, o Nego.
Esse êxodo rural às avessas acabou fortalecendo a agricultura familiar, que é considerada a mais forte e estruturada do Acre. A prova cabal disso é a feira livre que acontece toda quinta-feira. “Tudo que chega aqui é vendido”, assegura Nego, referindo-se às melancias, aos derivados da cana, à mandioca, à banana, ao abacaxi, ao açaí, à laranja, à castanha, aos queijos, aos doces, aos peixes, às frutas de um modo geral e aos produtos hortifrutigranjeiros. “Aqui temos moradores de três cidades”, acrescentou ele, referindo-se também à cidade boliviana de Cobija.
O secretário destacou ainda o crescimento da criação de peixes, que era de 50 toneladas por ano, passou para 150 e vai chegar 3 mil toneladas nos próximo anos “Por causa dos moradores da reserva, o prefeito foi à Brasília pedir autorização ao Ibama para fazer tanques, bem como a gradagem de terras para aumentar a produção”, informou o gestor, dizendo que a intervenção é crucial para garantir a segurança alimentar, a rentabilidade das famílias, a preservação ambiental e a manutenção das comunidades nos locais.
Equipamentos disponíveis:
– 01 escavadeira hidráulica para fazer tanques;
– 01 pá carregadeira para preparar a terra;
– 05 tratores doados para associações de agricultores;
– 05 caminhões para o transporte da agricultura familiar;
– 01 pá carregadeira e 01 trator de esteira alugados aos moradores da reversa.