Connect with us

EXPOACRE

Prova do laço agita manhã deste domingo, segundo dia da Expoacre 2022

Publicado

em

Foi realizada na manhã deste domingo, 31, na Arena de Rodeio do Parque de Exposição, a prova do laço da Expoacre 2022. A competição acontece em parceria com a Associação Nacional de Três Tambores, da sigla em inglês NBH (National Barrel Horse Association).

Ao todo, de acordo com o organizador do evento, Ilson Ribeiro, foram realizadas em torno de 800 inscrições, com 110 participantes. A prova é disputada em dupla, com o cabeceiro, que laça a cabeça do bezerro e o pezeiro, responsável por laçar o pé do bezerro. Ganha a prova quem laçar mais rápido.

As provas do laço são divididas em três categorias: iniciante, amador e profissional. Enquanto o iniciante tem que laçar um boi (bezerro) para ir à final, o amador tem que laçar dois, e o profissional de três a quatro bois, dependendo, segundo Ilson, do handcap, que é o nível de laço de cada categoria.

Segundo ele, há competidores de Rio Branco e também de diversos municípios do interior, como Cruzeiro do Sul, Brasileia e Epitaciolândia. “Tem gente de todo o Acre. É uma prova muito esperada no ano e tem competidor que a última vez que competiu foi em 2019, durante a realização da última Expoacre”, disse.

A prova do laço não garante ranqueamento para outros eventos em nível nacional, mas, de acordo o organizador, mesmo assim é muito concorrida. “A prova de hoje é específica da exposição, da Expoacre, e é realizada em parceria com o Estado”, explicou.

Entre os competidores está Pedro Moraes. Ele é pezeiro e já participa de competições há sete anos. Já representou o Acre em competições em Rondônia e até mesmo em São Paulo. Representa o Rancho Vitória, localizado na Estrada do Mutum. “Esperamos que dê tudo certo e que ninguém se machuque”, disse ele.

Outro competidor, agora na categoria iniciante, é João Cuzuloto. Ele é cabeceiro e, embora já tenha participado de competições no município de Epitaciolândia, é a primeira vez que participa da prova na Expoacre. “Estamos com uma expectativa muito boa e esperamos ganhar alguma coisa”, afirmou.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas