Connect with us

ARTIGO

Psicólogo e terapeuta Raiol Marcelo estreia no último dia do ano no AcreNews; ele tem muitas histórias para contar

Publicado

em

O psicólogo, mestrando em psicologia da saúde e processos psicossociais na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), pós-graduado em avaliação psicológica na União Educacional do Norte (UNINORTE), psicólogo voluntário no Centro de Recuperação REVIVER e coordenador terapêutico na Casa de Recuperação Caminho de Luz, Raiol Marcelo vai presentear, a partir desta sexta-feira, 31, os leitores do www.acrenews.com.br, com muitas histórias interessantes. Ele mesmo é um exemplo de superação. Marcelo atuou recentemente na Vara de Proteção à Mulher na Comarca de Cruzeiro do Sul com seu prestimoso trabalho naquilo que mais conhece. Em seu primeiro ensaio como articulista, ele faz um apanhado, dentro de sua especialidade, do momento em que vivemos, com a virada do ano. Bem-vindo!

Alegria para muitos, tristeza para alguns!

Raiol Marcelo

(Psicólogo CRP nº 24/02225, Esp. em Avaliação psicológica, Mestrando em Psicologia da Saúde, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR).

As festas de final de ano, como outras tantas festas que envolvem um feriado prolongado e são sempre recheadas de pessoas reunidas, pessoas postando fotos nas redes sociais sempre com um sorriso estampado, muitas comidas e um sentimento de pertencimento é sem dúvida, um ambiente que a maioria das pessoas se sentem bem e expressam sentimentos positivos em tais comemorações. No entanto, existem pessoas em que sentimentos de inadequação, frustração, angústia e tristeza são algo marcante e acabam por se isolarem. Tais sentimentos negativos nesses momentos festivos é algo que atinge um grande número de pessoas, esse fenômeno tem um nome que a literatura nomeia de “holiday blues” (tristeza de feriado, em uma tradução livre).

Alguns estudos sobre esse assunto apontam para algumas características que facilitam a identificação sobre esses sentimentos negativos em algumas pessoas como expectativas irreais sobre essas datas, memórias frustradas de feriados passados (afetuosas ou tristes – que podem reviver sentimentos de perda), sentimento de “obrigação social e financeira” – Imprimem a necessidade de estar presente em eventos mesmo passando por uma má fase na vida, afastamento por doenças, trabalho de familiares e pessoas próximas. Essas características são exemplos em um nível das possíveis causas que algumas pessoas podem apresentar um “holiday blues”.

Caso essas características possam estar presentes em você ou em alguém que você conheça é sempre importante procurar por ajuda profissional, para que isso não se torne um fardo, em que não possa carregar, pois tais comportamentos podem á longo prazo, maximizar e virem se tornar um transtorno com sintomas que podem comprometer a saúde mental como o transtorno de ansiedade, depressão, dependência e compulsão alimentar, além de outros.

Alguns cuidados de prevenção diante do comportamento “holiday blues” são importantes: estabelecer expectativas reais, nesse sentido, reformular concepções pessoais sobre festas e feriados, diminuir crenças sobre que algo vai sair errado isso faz parte de uma realidade e pode acontecer algumas vezes, e que caso venha acontecer é preciso estabelecer que sua alegria e felicidade sejam sentimentos seu e não pode estar sobre o comportamento ou na responsabilidade do outro; Criar limites, nem sempre estará disponível e com condições financeiras para frequentar todas as festas e viajar em todos os feriados, se programe financeiramente para as datas em que realmente gostaria de participar e estar mas tranquilo a questão financeira, essa programação deve estar voltada as suas expectativas e não as expectativa de terceiros; Socializar mesmo longe de pessoas importantes, ou que já partiram de seu convívio é algo que faz parte da vida de muitas pessoas, com você não seria diferente, no entanto, frequente ambiente em que pessoas gostem de conversar seja em um ambiente familiar ou religioso, estar perto de pessoas que nos fazem bem sempre é um bom inicio para contornar sentimentos de tristeza.

Diante dos cuidados de prevenção você ou alguém que conheça mantém sentimentos de tristeza, angústia e inadequação e irritabilidade, é preciso procurar ajuda profissional para reverter esse quadro. E uma última dica não deixe que as festas de fim de ano ou feriados prolongados sejam traumáticos para você, procure reconhecer os gatilhos que sejam desagradáveis, converse, não se isole, contorne a situação de forma planejada e sistemática.

E-mail: raiolmarcelolima@gmail.com.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas