RAFAELA VILAÇA
Rafaela Vilaça | Praça da Revolução – as muitas revoluções de uma mesma praça
A praça da Revolução no centro de Rio Branco, se tornou uma festança a céu aberto. Desde o dia 10 de dezembro, milhares de rio-branquenses se encontram para admirar as luzes natalinas, a rua azul iluminada, onde as pessoas podem se sentir em Pandora e se transforma em Avatares ou Oompa Loompas. Acho ótimo, pois a mesmice do natal foi quebrada e se tornou inusitado e criativo.
Ano passado o falatório foi a cor escolhida, nesse ano, o frisson foi o valor da casa do Papai Noel, mas parece que tem gente reclamando de barriga cheia. Está tudo muito convidativo, e quem não viu, vale a pena ver!
O centro da cidade está lindo e movimentando a economia local. E pensando bem, movimentando mesmo o centro está a Carreta Furacão.
Uma novidade que jovens, crianças e adultos estão aproveitando bem. A carreta, que é enorme, pega os passageiros e leva-os a um passeio pelas ruas da Capital. Uma pena que a decoração vai minguando ao se distanciar do centro, mas os animadores não deixam que o passeio fique murcho. Eles correm dançam e animam a festa por todo o percurso.
Ao retornar, mais pessoas aguardam na fila para mais uma volta… e assim vai!
As pessoas comem, tiram foto, conversam, paqueram… e infelizmente, ao ir embora, os convidados da festa, deixam para trás um amontoado de lixo em cada canto. A praça da Revolução se revoluciona mais uma vez. Antes um memorial dos dias de glória do passado, à noite, a revolução da diversão e das novidades, e pela manhã a revolução dos descartáveis.
Queria que o ano todo, a praça de mantivesse viva, lucrativa. Mas que o furacão da sujeira desse lugar à educação e ao respeito aos transeuntes diurnos, e em especial às margaridas que tem feito a última revolução para que tudo comece mais uma vez.
Seja revolucionário, aproveite o natal!