Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Receita: veja como fazer arroz de brócolis cremoso e cheio de sabor

Publicado

em

Tem dias em que queremos comer bem, mas sem complicar a vida. E existem algumas receitas que fazem isso por nós. Elas pegam um ingrediente simples (como o arroz nosso de cada dia), dão um banho de cor e o colocam para brilhar com um toque de afeto — e com alho crocante também, claro.

É o caso do arroz de brócolis cremoso, que é quase um abraço quente no prato. Este é o tipo de receita que tem cheiro de casa, mas cara de restaurante. E o melhor: aproveita-se tudo do brócolis, do talo à folha, sem desperdício. A cremosidade vem de um purê verde vibrante que já chega dizendo que, sim, é possível fazer comida simples com cara de especial.

A pitadinha de bicarbonato é opcional, mas a crocância do alho dourado por cima é inegociável — dá aquele contraste bom que faz a colher voltar para o prato sem nem pensar. No fim, você decide se o prato é acompanhamento ou prato principal.

Abaixo, ensino o passo a passo completo desse arroz verdíssimo, com dicas para acertar o ponto e truques para deixar tudo ainda mais gostoso. Porque comer bem não precisa ser complicado — precisa só de vontade, um maço de brócolis e de umas boas colheradas de azeite.

Receita de arroz de brócolis cremoso

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 1 e ½ xícara de chá de arroz branco cru;
  • 1 maço de brócolis (incluindo talos e folhas);
  • 1 xícara de chá de salsinha fresca (apenas as folhas);
  • 1 xícara de chá de cebolinha fresca;
  • 6 dentes de alho picados;
  • 1 cebola picadinha;
  • 6 dentes de alho laminados (para finalizar);
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio (opcional, para intensificar a cor verde do brócolis);
  • Sal a gosto;
  • Água quente o suficiente para o cozimento.

Modo de preparo

Preparo do brócolis:

  1. Separe os floretes, talos e folhas dos brócolis;
  2. Em uma panela grande, ferva água com uma pitada de sal e o bicarbonato de sódio;
  3. Adicione os talos e folhas e cozinhe por cerca de 2 minutos;
  4. Acrescente os floretes e cozinhe por mais 1 minuto;
  5. Retire o brócolis da água com uma escumadeira e reserve a água do cozimento.

Preparo do purê verde:

  1. No liquidificador ou processador, bata os talos e folhas cozidos com a salsinha, a cebolinha e uma xícara da água do cozimento até obter um purê homogêneo;
  2. Reserve.

Cozimento do arroz:

  1. Em uma panela aquecida, adicione um fio de azeite e refogue o alho e a cebola;
  2. Adicione o arroz e refogue bem;
  3. Acrescente o purê verde e misture bem;
  4. Adicione 6 xícaras da água do cozimento reservada, ajuste o sal e cozinhe em fogo médio até a água “quase” secar e o arroz estar cozido. Atenção: não é para secar a água 100%, pois o arroz é cremoso.

Finalização

  1. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione os floretes de brócolis cozidos e misture delicadamente.

Preparo do alho douradinho

  1. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as lâminas de alho até que fiquem douradas e crocantes;
  2. Escorra em papel toalha.

Modo de servir

  1. Transfira o arroz para um prato de servir de sua preferência;
  2. Salpique o alho douradinho por cima e sirva em seguida.

 

CNN BRASIL

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas