Connect with us

GERAL

Recordar é Viver: O desfile de 7 de setembro em 1963

Publicado

em

Uma viagem no tempo pela Avenida Getúlio Vargas, onde patriotismo e memória se encontram

 

Por Manoel Façanha

 

O tradicional desfile de 7 de setembro é talvez a nossa maior manifestação de patriotismo. Em 1963, a nossa então pacata Rio Branco recebia, na Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Palácio Rio Branco), mais um dia de festa para estudantes e militares manifestarem sua paixão pelo nosso país. Na imagem do fotógrafo Cipriano Ribeiro dos Santos, pode-se observar estudantes de uma escola da capital desfilando aos olhares da população. A figura que aparece, em pé, no lado direito da foto, é Antônio João Alves, um relojoeiro da época.

Passados 62 anos, a cena permanece viva na memória de quem testemunhou aquele momento histórico. O desfile, marcado por bandas marciais, uniformes impecáveis e o entusiasmo juvenil, era mais do que uma celebração cívica, era um retrato da identidade acreana em formação.

A presença de figuras como Antônio João Alves, cidadão comum que acompanhava com orgulho o desfile, reforça o papel da comunidade na construção da memória coletiva. A fotografia eternizada por Cipriano Ribeiro dos Santos é hoje um documento histórico que nos conecta ao passado e nos inspira a valorizar nossas raízes.

Neste 7 de setembro, ao som dos hinos e passos sincronizados, que possamos lembrar que o patriotismo também vive na lembrança dos que vieram antes, e nas imagens que resistem ao tempo.

 

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas