GERAL
Respeito à religiosidade marca as festas de rodeios na Tarauacá Rural Show
Por Wanglézio Braga/ Fotos Wanglézio Braga
As festas de rodeio no Acre são conhecidas não apenas pela emoção e adrenalina das competições, mas também por momentos de fé e espiritualidade que unem competidores e público.
Uma das tradições mais respeitadas é o “momento de oração”, realizado antes do início das provas, onde peões, organizadores e espectadores se reúnem para agradecer e pedir proteção, independentemente de suas crenças religiosas.
Esse gesto de respeito à religiosidade, presente em rodeios como o da Tarauacá Rural Show, que teve início na quinta-feira (12) e que vai até domingo (12) reflete a diversidade cultural e espiritual da região. Católicos, evangélicos e pessoas de outras religiões se juntam em um ato de fé, mostrando que, acima de tudo, o rodeio também é um espaço de união e reflexão.
“O rodeio envolve muitos riscos, então é comum vermos os peões, suas famílias e o público pedindo por proteção e pela saúde dos competidores. Independentemente da religião, todos respeitam esse momento de fé que se tornou um “, explica Mirna Borges, uma das organizadores do evento.
A tradição da oração antes dos rodeios é tão forte no Acre que, em algumas edições, pastores, padres ou lideranças espirituais são convidados a conduzir as palavras, reforçando o clima de paz e respeito. O locutor Bigboy ressalta esse costume em todo os eventos do estado.
“Para muitos, esse ritual simboliza a importância de começar o evento com um coração grato, pedindo para que todos possam voltar para suas casas em segurança”, explicou o locutor.