ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rio Acre atinge 8,38 metros em Brasiléia e Defesa Civil alerta para possível elevação do nível do manancial nas próximas horas

O nível do Rio Acre chegou a 8,38 metros em Brasiléia na manhã desta sábado, 27, acendendo o sinal de alerta para a Defesa Civil municipal. A medição foi realizada na ponte que interliga os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia, ponto estratégico de monitoramento do manancial.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Brasiléia, major Sandro, o cenário hidrológico na região exige atenção redobrada. Enquanto áreas como a Aldeia dos Parcos e a região da CIS Brasil já apresentam processo de vazante, o volume de chuvas registrado em Brasiléia foi significativamente superior ao de outras localidades.
“Em 48 horas, algumas regiões acumularam cerca de 100 milímetros de chuva. Já aqui em Brasiléia, tivemos um volume inédito, próximo de 250 milímetros”, destacou.
Segundo o major, as águas que caíram nas cabeceiras do rio começam a chegar ao município, o que pode provocar uma nova elevação do nível nas próximas horas. “As águas que estavam nas cabeceiras ainda estão se deslocando e devem fazer o rio subir mais um pouco”, alertou.
A Defesa Civil já ativou a sala de situação para monitoramento contínuo e análise dos dados hidrometeorológicos. O órgão também se prepara para acionar o plano de contingência, com o objetivo de reduzir riscos e garantir resposta rápida em caso de transbordamento ou necessidade de atendimento às famílias ribeirinhas.










