ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rio Acre ganha 9cm de água nas últimas horas, mas tendência depois do frio é secar, dizem especialistas
O Rio Acre tomou ‘um fôlego’ nas últimas horas, depois de sucessivas e ameaçadoras baixas em seu nível, se aproximando dos trágicos 1,25mt de 2022. Ganhou 9cm de lâmina de água nas últimas horas com chuvas em algumas localidades do seu entorno.
O anúncio do aumento no nível foi feito na manhã deste sábado, 10, pela Defesa Civil Municipal. A nota, assinada pelo coordenador José Glacio Marques, coronel Bombeiros, trás uma informação que, na análise de técnicos, não é tão animadora, em virtude da chegada de uma violenta frente fria no Acre. É verdade o que os antigos dizem que, depois da friagem, vem mais seca, confirma outro coronel, experiente em Defesa Civil, Cláudio Falcão.
Para o coronel Falcão, infelizmente os antigos têm razão. Ele explica, tecnicamente, que as quedas de temperaturas diminuem a umidade relativa do ar, escassando as chuvas. A tendência, então, é o Rio Acre baixar seu nível ainda mais, trazendo em sua esteira problemas para captação de água, pela Saneacre, entre outras dificuldades.