GERAL
Rio Branco, a capital do Acre, cresce e chega a 389 mil habitantes, 0,30% a mais que a última estimativa, aponta IBGE
O Acre ganhou destaque nas novas estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE nesta quinta-feira (28). A capital, Rio Branco, atingiu 389.001 habitantes em 2025, registrando um crescimento de 0,30% em relação ao ano passado.
No cenário nacional, a população brasileira foi estimada em 213,4 milhões de pessoas, o que representa alta de 0,39% frente a 2024. A pesquisa é referência para o cálculo do Fundo de Participação dos Estados e Municípios e também orienta políticas públicas e indicadores econômicos e sociais.
Entre as capitais, Boa Vista (RR) foi a que mais cresceu, 3,26%, impulsionada pela chegada de imigrantes venezuelanos. Já Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Natal (RN) registraram queda populacional no mesmo período.
As 27 capitais brasileiras concentram 49,3 milhões de pessoas, o equivalente a 23,1% do total do país. Entre elas, Rio Branco ocupa a 25ª posição em número de habitantes, ficando à frente apenas de Vitória (ES) e Palmas (TO).
De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Márcio Minamiguchi, os dados confirmam a tendência de desaceleração do crescimento populacional. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas projeções da população”, explicou.
No Acre, o crescimento tímido reforça a necessidade de políticas regionais de desenvolvimento para fixar a população e reduzir fluxos migratórios. Ainda assim, os números mostram que Rio Branco segue crescendo, mesmo em ritmo mais lento que a média de outras capitais da Região Norte.