ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Rio Branco entre as capitais que registraram crescimento de SRGA associada à Covid-19
Por Wanglézio Braga
O mais recente “Boletim Infogripe” da Fiocruz, divulgado na última sexta-feira (06), apontou um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de tendência a longo prazo e de curto prazo em diversos estados do país associados à Covid-19. O estudo é referente à Semana Epidemiológica (SE) 39, período de 24 a 30 de setembro.
Entre as capitais, oito apresentam crescimento: Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
“Em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo se observa aumento principalmente na população de idade avançada. Em Campo Grande, Rio Branco, Palmas e São Luís o sinal ainda é compatível com a oscilação”, informa a autarquia.
Referente ao ano epidemiológico 2023, já foram notificados 142.055 casos de SRAG, sendo 54.938 (38,7%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 71.657 (50,4%) negativos, e ao menos 7.914 (5,6%) aguardando resultado laboratorial.