POLÍTICA
Rio Branco tem uma candidata a vereadora que defende a causa autista porque convive a situação em casa, Câmala Menezes
A campanha eleitoral é o momento de mostrar suas propostas e ideais. É o que está fazendo a professora Cámala Menezes, do Solidariedade. Candidata pela primeira vez e disputa uma vaga na Câmara de Rio Branco pelo partido Solidariedade. “Sou a primeira candidata autista e que defende a causa autista”, diz.
Professora do quadro da Secretaria de Educação, ela é pedagoga de formação, mestre em educação e, neste ano de 2024, está concluindo a graduação em psicologia. Ela faz parte do coletivo “Autista Adulto do Acre”, movimento que representa e de onde surgiu politicamente.
Entre as propostas que irá apresentar na Câmara de Rio Branco, caso eleita, será a defesa do diagnóstico precoce do autismo, também o diagnóstico adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de estruturas terapêuticas também pelo SUS, o fornecimento de medicamentos de alto e o atendimento psicológico às famílias.
“Também defendo a criação de um centro especializado, a saúde mental materna e a adaptação do trabalho às imperícias trabalhistas. Não tenho financiamento político e todo o trabalho que realizamos é voluntário, de casa em casa, fazemos uma campanha pé no chão”, faz questão de dizer.