Connect with us

ACRE

Rio Juruá ultrapassa novamente a cota de transbordo

Publicado

em

Rio Juruá está com 80 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 13 metros — Foto: Gledisson Albano/Rede Amazônica Acre/arquivo

Rio Juruá está com 80 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 13 metros — Foto: Gledisson Albano/Rede Amazônica Acre/arquivo

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está com 13,80 centímetros, de acordo com a medição feita pela a Defesa Civil Municipal às 6 horas da manhã deste sábado (3). O manancial está com 80 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 13 metros.

Segundo a Defesa Civil, 11 famílias já foram retiradas de suas casas e outras quatro já estão sendo levadas para os abrigos públicos da cidade. Há ainda 17 famílias que ainda não voltaram para as suas residências desde à última cheia no município.

Cheia histórica

O município teve uma cheia histórica que fez com que o prefeito da cidade, Zequinha Lima, decretasse situação “anormal”, que é de emergência nível dois, nas áreas atingidas pela cheia do rio e igarapés da região. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 23 de fevereiro deste ano.

O decreto levava em consideração o número de pessoas atingidas, 33 mil. No total, 250 pessoas chegaram a ser removidas de suas casas e levadas para abrigos, 3.952 foram para casas de familiares. Pelos menos 20 bairros e comunidades chegaram a ser atingidos.

A prefeitura já tinha decretado situação de emergência no dia 15 do mesmo mês.

O manancial chegou à cota de 14,19 metros. A maior cota até então tinha sido registrada em 2017, quando o manancial chegou a 14,20 metros, neste ano ele superou a marca de 14,36 metros, esta foi considerada a maior cheia já registrada no rio Juruá. .

130 atingidos pela cheia

O Acre já teve quase 130 mil pessoas atingidas de alguma forma pela cheia dos rios na capital e no interior do estado. No total, dez cidades foram afetadas: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu, no dia 22 de fevereiro deste ano, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o estado de calamidade pública em 10 cidades do Acre atingidas por inundações causadas pela cheia dos rios no estado.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas