ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Risco de temporais em todas as regiões do Brasil
As condições atmosféricas sobre o Brasil continuam muito favoráveis para a formação de grandes de nuvens de chuva por todo o Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical aumentam a chuva em áreas do Norte e do Nordeste.
A combinação de ar quente e úmido que predomina sobre o todo o Brasil, com a tendência de circulação ciclônica em vários níveis da atmosfera, geram nuvens carregadas sobre o Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste
Depressão subtropical se intensifica na costa do RJ
O ciclone que se formou na costa do RJ, que tecnicamente até o fim da tarde da sexta, 16/2, era classificado como uma depressão subtropical, deve se intensificar no fim de semana. A expectativa é que, com a maior queda da pressão atmosférica, este ciclone seja alcance o status de tempestade subtropical recebendo o nome de Akará. O sistema tende a se deslocar para sul, indo em direção à costa de SP, mas afastado do continente.
Arco-íris na praia do Arrastão, São Sebastião (SP) (Foto: Tamara Pereira da Silva)
Previsão do tempo para o Brasil para 17/02/2024 -sábado
Região Sul
O ar úmido que está sobre o Sul do Brasil e a circulação de ventos ciclônica em níveis médios e elevados da atmosfera geram a formação de nuvens carregadas sobre a maior parte da Região.
O sol vai aparecer no decorrer do dia em toda a Região, sempre junto de algumas nuvens. As pancadas de chuva com raios estão previstas principalmente para a tarde e noite, na maior parte da região
A serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o planalto norte catarinense e o vale do Itajaí ficam em alerta para temporal e pode chover várias vezes ao longo do dia.
Pancadas de chuva e períodos com sol são previstos para Grande Porto Alegre e litoral gaúcho e no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul, mas não devem causar transtornos
Região Sudeste
Nuvens carregadas podem crescer sobre todo o Sudeste do Brasil por causa do ar quente e úmido que está por toda a Região e da circulação ciclônica de ventos ciclônica, em vários níveis da atmosfera, que também predomina sobre o interior do Sudeste.
Além disso, o ciclone subtropical que se formou na costa do RJ, e que se desloca sobre o alto-mar em direção à costa de SP, ajuda a canalizar o ar quente e úmido que vem do Norte do BR para o Sudeste, reforçando as condições para a formação das nuvens carregadas.
A circulação ciclônica, isto é, no sentido horário, ajuda a concentrar o ar úmido e facilita a formação das nuvens carregadas.
Em quase todo o estado de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sábado será com muitas nuvens, várias pancadas de chuva com raios que podem ser moderadas a fortes. O sol pode aparecer de vez em quando, entre muitas nuvens.
No Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no interior e no litoral norte do Rio De Janeiro, na Grande São Paulo e no interior de São Paulo, o sol aparece logo de manhã, sempre junto de nuvens, e as pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para tarde e noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais.
Na região do Grande Rio e litoral fluminense e no litoral de São Paulo, o dia é com períodos de sol e chuva a qualquer hora, mas que não deve causar transtornos.
Atenção para o mar agitado.
Região Centro-Oeste
Nuvens carregadas crescem por todo o Centro-Oeste por causa do ar quente e úmido que está espalhado sobre a Região.
Em Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul, o sábado é com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. A situação é de alerta para temporais!
Em Mato Grosso, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta com o calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite e podem ser moderadas a fortes.
Região Nordeste
A presença de ar quente úmido e a circulação de ventos sobre o Nordeste formam nuvens de chuva em todos os estados do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical aumenta a condições de instabilidade na costa norte da Região
Sábado com alerta para temporais na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.
No interior e litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas, a chuva ocorre a qualquer hora, de forma moderada, mas o sol aparece.
A faixa litorânea entre o leste do Rio Grande do Norte e Pernambuco fica em atenção para chuva moderada a forte e com raios, incluindo as capitais Natal, João Pessoa e Recife.
Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece forte por várias horas e há previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes.
Região Norte
Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical e o ar quente e úmido que está sobre o Norte do Brasil eram nuvens carregadas sobre todos os estados da Região.
A maioria das áreas da Região Norte tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva moderada a forte em praticamente toda a Região.
O sol predomina o dia todo apenas em Roraima.
O Tocantins e a fronteira do Amazonas com o Peru ficam em alerta para temporais.
Alertas meteorológicos para 17/02/2024 -sábado
Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Goiânia,Brasília, Cuiabá, Recife, João Pessoa, Natal, Teresina, São Luís, Palmas, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71 km/h e 90 km/h na serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, o planalto norte catarinense e o vale do Itajaí, em Minas Gerais( exceto no Sul de Minas e na Zona da Mata Mineira, no Espírito Santo, na Bahia, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no Tocantins e na fronteira do Amazonas com o Peru, em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul
Atenção para chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento de 51km/h a 70 km/h no centro, leste e sul do Paraná, centro, oeste e litoral de Santa Catarina, centro, oeste e norte do Rio Grande do Sul, oeste, noroeste e norte de São Paulo, Mantiqueira (SP), Sul de Minas, Zona da Mata Mineira, serra e norte/noroeste do Rio de Janeiro, leste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, toda a e região Norte, exceto Tocantins, Roraima, extremo norte do Amazonas e fronteira do Amazonas com Peru, Sergipe, sertão da Paraíba e de Pernambuco, centro-norte do Piauí, centro- norte e oeste do Maranhão
Atenção para chuva moderada no interior e litoral norte do Rio Grande do Norte, no norte e litoral do Ceará e do Piauí, no Agreste da Paraíba e de Pernambuco, e em Alagoas