Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Sai o livro da acreana Edir Marques sobre a luta contra um câncer de mama

Publicado

em

“Lenços enfeitam e escondem… denunciam a minha sorte… lenços coloridos ocultam a dor… mas lenços que espero acenar com amor no derradeiro momento de glória. São os lenços que enxugarão todas lágrimas! Que não foram de despedidas, mas de VITÓRIA!”

 Foi com esse trecho da poesia “Lenços”, escrita durante o tratamento contra um câncer de mama agressivo, que a escritora Edir Figueira Marques foi aplaudida de pé, por uma plateia visivelmente emocionada no lançamento do seu livro “O que será? Será! Da dúvida a esperança na cura do câncer”. O lançamento, aconteceu na última sexta-feira, 29, no Centro Cultural do TJAC.

O livro é um delicado relato do período intenso de descoberta, mudanças e transformações na vida de Edir por conta da doença. E é também um apoio importante para quem tem a doença, pois tem como base a premissa de que câncer não é sentença de morte. E sim de vida.

Com a casa com um público significativo, conforme recomendação das regras sanitárias por conta da pandemia, o evento promovido pela Federação das Academias de Letras e Artes do Acre (FALAC), Associação da Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) e EME Amazônia – Editora, foi um verdadeiro sucesso e emocionou o público do início ao fim.

Edir Figueira Marques tem em seu currículo uma invejável trajetória na área da educação. É mestra em administração de sistemas educacionais e foi a primeira assessora de comunicação do Acre. Na literatura ganhou destaque em coletâneas publicadas no Rio de Janeiro, Portugal e Genebra. Tem cinco livros publicados. Um deles com o atual marido, o poeta Mauro Modesto.

Acometida por um diagnóstico avassalador, ela enfrentou o câncer, em pleno início da pandemia, quando o medo da COVID-19 já permeava o mundo.

A lacuna de publicações que abordassem a doença em pessoas mais idosas, também foi uma da razões para ela decidir publicar seu testemunho.

“Meu medo maior era não resistir ao tratamento, pois todos os livros escritos por pessoas curadas, são de jovens. É isso me dava uma desesperança. Esse é um testemunho de uma mulher idosa, quase octogenária que se curou desse mal tão avassalador”, disse a autora.

A escritora chama a atenção para o autocuidado e a informação, duas coisas que a salvaram, como ela conta no livro.

Isso, somado a um tratamento seguido com rigor, a fé e o amor dos familiares e amigos, segundo ela, foram determinantes para a sua cura. “Não escondam das pessoas que você ama a sua dor. O apoio da família é fundamental para sua resistência emocional, além da assistência presencial, física e diárias nos momentos mais difíceis e que foram muitos, sem o que não teria vencido”.

O advogado e empresário Cassiano Marques, filho caçula de Edir e proprietário da Eme Amazonia – Editora,  disse que a empresa entra com pé direito com o livro da mãe que sela a chegada da editora nesse mercado de livros. “Nosso trevo de quatro folhas, minha mãezinha querida, inaugura uma frente que agora estamos começando a desenvolver. Ela é um exemplo de coragem, superação e inspiração para todos nós”.

Lourival Marques, o filho, também falou de sua emoção em presenciar a cura da mãe: “eu sempre acreditei que ela sairia vitoriosa desse processo. Já havíamos ficado devastados, meu pai Lourival Marques, meus irmãos e toda a família, anos atrás por uma meningite a que ela foi acometida. Ela superou. E hoje supera mais esse dragão monstruoso que é o câncer. Minha mãe é orgulho para todos nós”, disse emocionado.

O atual marido, poeta Mauro Modesto e presidente da FALAC, contou dos momentos duros em que precisou de mais força do que tinha para dar a ela a certeza que iriam atravessar aquele mar revolto vencedores. “Edir é um exemplo de que a determinação e a fé podem tudo”, arfirmou.

A presidente da AJEB, jornalista Socorro Camelo e nora de Edir, disse que “ela não só sobreviveu ao pior dos momentos, como encontrou esperança e força para narrar sua trajetória. E mesmo nos dias mais difíceis, ela temperou com o amor dos seus familiares e amigos e a fé, que coloriu seu rosto e preencheu, com textos viscerais e intensos esse relato tão comovente e necessário”.

A secretaria de estado de educação, Socorro Neri, ex-aluna de Edir Marques na Universidade Federal do Acre, fez questão de prestigiar o lançamento da professora. “Não poderia deixar de vir prestigiar minha querida professora Edir e celebrar com ela esse importante momento”, disse.

Representantes de associação e pessoas ligadas à literatura estiveram presentes ao evento, além de amigos e os familiares da escritora. O livro estará à disposição para venda também na livraria Paim e sua renda bruta será toda revertida para o Hospital de Amor.

A também nora de Edir, Mariana Carvalho, entregou flores a sogra num gesto de carinho e leu um salmo de agradecimento pela vida de Edir Marques.

Um dos momentos emocionante foi a apresentação do vídeo com trilha da música de Dóris Day, Que será, será!, a preferida da escritora,  produzido pela Eme Amazônia – Editora, contando em imagens o sofrimento e a vitória dessa mulher incrível, exemplo de vida e de superação para todas as mulheres.

Serviço

Onde comprar o livro: na Livraria Paim ou diretamente com a EME Amazônia – Editora, através de pedidos on line, com entrega em domicílio e também despacho via Correios para todo o Brasil

Preço: R$ 40,00

Contato: Whatsapp (68) 99971-5137

Com informações Acre ao Vivo.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas