CULTURA & ENTRETENIMENTO
Samba de Roda na Casa de Pescador promove a valorização da cultura afro-brasileira em Rio Branco
O Samba de Roda é, segundo o Iphan, uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva importante e significativa da cultura brasileira, incluindo tradições culturais transmitidas por africanos escravizados e seus descendentes, como o culto aos orixás e caboclos e a capoeira, entre outros. O Samba de Roda é destaque na região do Recôncavo Baiano, por ser registrado como patrimônio cultural imaterial, mas possui manifestações em vários estados brasileiros, inclusive no Acre.
A Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador, fundada em 2022 por Mestre Matraca e Professor Curioso, vem desenvolvendo diversas atividades ligadas à Capoeira e às Culturas Afro-Brasileiras, com shows musicais, aulas, rodas, encontros de formação e oficinas de confecção/toque de instrumentos e de danças afro-brasileiras. Com isso, a Casa de Pescador vem ampliando seu espectro de atendimento, contribuindo para a valorização e difusão da Capoeira e suas vertentes culturais locais. O Samba de Roda está no repertório de atividades da associação. Em 2024, os ensaios se intensificaram, com membros da Casa de Pescador, mulheres e homens, ensaiando e compartilhando passos e cantigas, bem como a própria história do Samba de Roda no Brasil e no Acre. Com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, através do edital 06/2024 / Formação, disponibilizado pela Fundação Garibaldi Brasil, a Associação Casa de Pescador está realizando uma oficina, com dez encontros, coordenados por Mestre Matraca e Professor Curioso.
“A oficina iniciou na primeira semana de novembro, e está acontecendo na Escola Estadual Maria Chalub Leite, localizada no bairro Nova Estação. Fizemos alguns ensaios abertos, que tiveram ótima repercussão entre o público. Um aconteceu no II Fórum Setorial de Arte e Patrimônio Cultural, no dia 5 de dezembro, e o outro na Praça da Revolução, no dia 8 de dezembro, quando as luzes natalinas foram acesas. Foram momentos importantes, de trocas entre os participantes e o público, com a montagem de uma coreografia, mais um produto cultural do repertório da nossa associação. Cabe ressaltar que algumas das músicas utilizadas são de minha autoria, valorizando o que há de tradicional na Capoeira local. Após a finalização do projeto, acontecerá a apresentação final do projeto “Samba de Roda na Casa de Pescador” na Praça da Revolução.”, explica Mestre Matraca.
Dando continuidade as atividades da Associação, no próximo dia 15, Professor Curioso, vice-presidente da Associação Casa de Pescador, fará o encerramento das atividades de Capoeira realizadas na Quadra do Jorge Lavocart, em 2024, com uma roda de Capoeira que contará com a presença de convidados, como Mestres Matraca, Açaí e Voador. Será uma atividade de confraternização, com roda, bate papo e um lanche para as crianças. Esta roda é financiada pelo edital de Pequenos Apoios, disponibilizado pela Fundação Garibaldi Brasil, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Para acompanhar as ações e projetos da Associação Casa de Pescador, siga suas redes sociais @casa.depescador