Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Turismo do Governo do Acre promove atividades de escurcionismo e pertencimento para crianças

Publicado

em

Por

Com colaboração de Karolini Oliveira

Celebrando a criatividade e promovendo o conhecimento histórico e patrimonial do Acre entre as crianças, a ação Cidade em Lápis, realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), marcou o Dia Mundial da Criatividade nesta segunda-feira, 21, em Rio Branco. O evento foi realizado em dois turnos: das 8h às 10h, no Horto Florestal, das 14h às 16h, no Via Verde Shopping.

Com base no turismo pedagógico, a Sete, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre (CAU/AC), distribuiu cadernetas com desenhos em branco ilustrando os principais atrativos turísticos do estado, para que as crianças aprendam, de forma lúdica, sobre esses locais.

“Estimular a criatividade e coordenação motora fina”

Márcio José Morais, levou as filhas Luana e Laís para passear. No Horto, foi convidado pela equipe da Sete para participar das atividades e ganhar o livro de colorir para as crianças: “Minhas meninas têm 3 e 5 anos. Decidi sair daquela rotina de só estar em casa e aproveitar o feriado, ir ao parquinho”.

Márcio José levou as filhas Luana e Laís ao Horto Florestal. Foto: Bruno Moraes/Sete

No Via Verde Shopping, Suennio Wertter, pai de Davi, de 4 anos, e Antônio, de 6, foi convidado a conhecer as atividades para colorir: “Meus filhos amam desenhar. Quando chegamos aqui, foram surpreendidos com uma estrutura muito bacana com umas cadeirinhas para sentar e desenhar. Eles tinham o desafio de escolher o lugar turístico que queriam representar em desenho ou colorir. Isso acaba despertando ainda mais a criatividade”, disse.

Além disso, Suennio lembrou que a atividade também estimula a coordenação motora fina, que se refere à capacidade de realizar movimentos precisos e controlados com as mãos e dedos e a memória das crianças. “A ação mostra também que nosso estado é muito bonito, cheio de pontos turísticos que normalmente a gente não valoriza. Então, conhecer isso desde pequeno é interessante, porque quando tiverem amigos de fora que venham visitar, vão poder lembrar de lugares que podem visitar e conhecer e assim deixar uma imagem muito mais positiva para o nosso estado”, ressaltou.

Crianças pintam atrativos turísticos em ação do governo. Foto: Marcos Rocha/Sete

Isadora Júlia Abreu, estudante do 6º período de Arquitetura e Urbanismo, participa dos encontros de Sketches (técnica de desenho que consiste em criar representações rápidas e simplificadas de ideias, conceitos ou objetos), em Rio Branco. Reunindo algumas de suas produções no perfil @beetles.art do Instagram, Isadora conta que os encontros se dão geralmente ao ar livre e que gosta de trocar ideias e percepções com os colegas do grupo.

“Desde criança sempre gostei de desenhar, foi o que me inspirou a fazer Arquitetura. Então isso que me tranquiliza, me traz paz. Quando estou aqui, estou no meu momento de tranquilidade”, disse.

Isadora é estudante de Arquitetura e Urbanismo. Foto: Bruno Moraes/Sete

A pequena Stella da Silva, foi uma das primeiras a chegar no espaço do Via Verde Shopping e participar da ação, acompanhada da mãe, Laís. Pintando o Horto Florestal e, em seguida, a Usina de Arte João Donato, Stella contou que conhece muito bem o local.

“Eu conheço a Usina. É lá onde eu faço minhas apresentações de balé e é onde mostram o talento das pessoas. Eu estou achando muito legal pintar”, disse.

Usina de Arte João Donato está localizada em Rio Branco. Foto: Marcos Rocha/Sete

Desenvolvendo o turismo

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, destacou que a ação desperta o sentimento de pertencimento nas crianças: “A ação com os desenhos para colorir faz com que as crianças conheçam lugares que ainda não visitaram e relembrem lugares que já conhecem, pintando da forma delas e colocando em prática a criatividade com os lápis de cor, por meio do turismo pedagógico, que ensina de forma lúdica”.

A conselheira e coordenadora da comissão do CAU Jovem, Ana Lúcia Velasquez, também autora dos desenhos que ilustram os atrativos turísticos, explicou que o propósito foi reproduzir e criar elementos da arquitetura e urbanismo das cidades do Acre no estilo Bobbie Goods (linha de livros para colorir em estilo minimalista), para que as crianças se identificassem. “Nós inserimos toda a nossa regionalidade, para que cada um pintasse no seu estilo, e o Conselho busca essa valorização, implantando o projeto também em escolas e na comunidade em geral”, afirmou.

Ana Lúcia Velasquez é autora dos desenhos do caderno de colorir do Cidade em Lápis. Foto: Marcos Rocha/Sete

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, relatou: “Nós trouxemos desenhos da Catedral Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul; do Mirante da Serra do Divisor, em Mâncio Lima; do Calçadão da Gameleira, em Rio Branco; e muitos outros atrativos que as crianças puderam colorir de acordo com a criatividade”.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas