POLÍTICA
Segurança das eleições pauta reunião em Tarauacá com diversas autoridades
Assessoria TRE-AC
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Desembargador Júnior Alberto, coordenou reunião, nesta terça-feira, 23, em Tarauacá, no Fórum da Justiça, para debater a segurança das Eleições 2024.
Em sua fala, o Presidente do TRE explicou a finalidade dos encontros institucionais que estão ocorrendo municípios sede de zona eleitoral durante o mês de julho. “Nós prezamos pela transparência e que o dia de votação seja realmente uma festa da democracia, na qual as pessoas possam ir com as suas famílias, com segurança e tranquilidade, para manifestar livremente a sua intenção de voto”, disse o Desembargador Júnior Alberto.
O magistrado disse, ainda, que a experiência em pleitos anteriores tem mostrado que a presença física das forças de segurança já é capaz de assegurar um ambiente de ordem e maior respeito à legislação
“Os crimes eleitorais mais comuns na véspera e no dia das eleições são relacionados à corrupção eleitoral, boca de urna e transporte irregular de eleitores”, garantiu
Presente na reunião, a Juíza da 5ª Zona Eleitoral, Eliza Rêgo, reforçou a importância da parceria de no processo eleitoral. “Contamos com o apoio e a união das forças de segurança para garantirmos a normalidade e a transparência das eleições”, afirmou.
O Promotor Eleitoral, Leandro Noronha, participou virtualmente da reunião e colocou o Ministério Público à disposição. “O MP trabalhará com muito comprometimento para que tenhamos uma eleição tranquila e dentro da normalidade”, reforçou.
A Diretora-Geral do TRE-AC, Rosana Magalhães, apresentou uma lista de informações que serão necessárias e precisam ser informadas à Justiça Eleitoral para a elaboração do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.
Entre os participantes estavam Glayson Jean Moreno Dantas, Assessor de Inteligência e Segurança Institucional do TRE-AC; Chefe de Cartório da 5ª Zona Eleitoral, Carla Diniz; o Capitão do Corpo de Bombeiros, Marcos Corrêa; o Delegado da Polícia Civil, José Rogério da Silva; o Capitão da Polícia Militar, Marcondes Maia; o Delegado da Polícia Federal, Edmilson de Oliveira; o Coronel Comandante do 61º BIS, Gustavo Mathias; e a Prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia Menezes.
5ª Zona Eleitoral em números
38 locais de votação (24 zona urbana e 12 zona rural – 11 são locais de difícil acesso)
121 seções eleitorais
28.465 eleitores