GERAL
Sena Madureira: Ministério Público do Acre obtém prisão preventiva de acusado de tentativa de homicídio na Guascor
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, ofereceu denúncia e obteve a prisão preventiva de Marcos Vinicius Furtado Silva. Ele é acusado de tentativa de homicídio durante uma festa no estacionamento de uma subestação de energia, conhecida como “Guascor”.
O caso ocorreu no dia 19 de janeiro. O denunciado teria efetuado disparos de arma de fogo contra duas pessoas, causando pânico entre os frequentadores. Uma das vítimas foi transferida ao Pronto Socorro de Rio Branco e passou por cirurgia, em virtude da gravidade dos ferimentos.
Diante da gravidade do crime, da repercussão social e do risco à ordem pública, o MPAC apontou a prisão preventiva como essencial para garantir a instrução criminal e evitar novos delitos. Também foi solicitada e acolhida pela Justiça a suspensão do porte de arma de fogo do denunciado por, no mínimo, dois anos, ou enquanto necessário durante o processo.
Apuração de irregularidades
Além da ação penal, foi instaurada notícia de fato para apurar irregularidades na Guascor, apontada como local frequente de festas clandestinas e consumo indiscriminado de bebidas alcoólicas, inclusive por menores de idade. A Polícia Rodoviária Federal e outras instituições foram acionadas para reforçar a fiscalização e segurança na região.
O MPAC também requisitou que a empresa responsável pelo local promova o isolamento imediato da área, com a instalação de barreiras físicas e reforço na iluminação, além do monitoramento por câmeras e a fixação de placas proibindo o acesso ao espaço.