POLÍTICA
Senador Alan Rick propõe “Grande Pacto de Integração” com o Peru para destravar a Rota Interoceânica e impulsionar o desenvolvimento do Acre
Em reunião realizada nesta terça-feira, 9, o senador Alan Rick (Republicanos/AC) apresentou a congressistas peruanos um plano de ação estratégico para destravar os gargalos que impedem o pleno funcionamento da Rota Interoceânica e recuperar o potencial de comércio e desenvolvimento da região de fronteira. O encontro ocorreu no âmbito do Grupo Parlamentar Misto Brasil–Peru, presidido pelo senador Sérgio Petecão (PSD/AC).
Ao abrir sua fala, Alan Rick afirmou que a Interoceânica “opera muito aquém do seu potencial” e defendeu medidas imediatas do Governo Federal para enfrentar os entraves logísticos, especialmente no lado brasileiro.
O senador destacou que a principal barreira é a ineficiência no desembaraço alfandegário, marcada pela crônica falta de Fiscais Agropecuários do MAPA, equipes reduzidas e horários restritos de atendimento. “Enquanto o Peru opera com agilidade, nossa Aduana permanece estrangulada, atrasando mercadorias e comprometendo a economia fronteiriça”, afirmou.
Ele lembrou que, desde 2023, vem cobrando reforço urgente de equipes. Como resposta prática, informou que destinou uma emenda parlamentar à Polícia Federal para modernizar e ampliar o posto alfandegário na fronteira. “A emenda já está paga, e as obras devem começar no início do ano para garantir mais celeridade e melhores condições de trabalho”, ressaltou.
Alan Rick também alertou os parlamentares peruanos que façam um movimento político junto ao governo de seu país para que execute obras de adaptação e melhorias da Rodovia Interoceânica para permitir o trânsito de caminhões e carretas vindos do Brasil. “Do lado peruano há limitações de tamanho e peso de carretas que tem inviabilizado o transporte de cargas oriundas do Brasil. Tal entrave tem limitado o uso da rodovia para grandes volumes de exportação”, informou o Senador.
Nova rota estratégica
Com foco em soluções definitivas, Alan Rick apresentou aos parlamentares peruanos uma proposta de rota alternativa que considera essencial para consolidar a integração entre os dois países. Ele explicou que, no início de 2025, encaminhou à ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) um projeto de ligação entre Marechal Thaumaturgo (AC) e a cidade peruana de Puerto Inca, caminho já incorporado ao plano de integração Rota Rondon. “Como a estrada por Pucallpa enfrenta forte resistência de órgãos ambientais e do Ministério Público Federal, essa alternativa abre novas possibilidades logísticas para o Acre e o Peru, além de permitir uma rota pela região do Juruá”, destacou.
O senador defendeu ainda que o traçado definitivo da futura Ferrovia Transoceânica, que ligará o Brasil ao mercado asiático, seja fixado passando pelo Acre. “É uma oportunidade histórica para inserir o Acre no mapa estratégico da integração continental. Fizemos essa intervenção junto a ministra Simone Tebet que atendeu nosso pedido. O protocolo de intenções assinado entre os governos do Brasil e da China prevê que a futura ferrovia passará pelo Acre”, afirmou.
Pacto binacional
Ao final, Alan Rick convocou autoridades brasileiras e peruanas a construírem um “Grande Pacto de Integração Brasil–Peru”, com cronograma claro de ações para superar de vez os entraves logísticos, fortalecer o comércio bilateral e liberar o potencial econômico da faixa de fronteira.
Como encaminhamento institucional, o Grupo Parlamentar Misto Brasil–Peru, juntamente com o senador, irá elaborar um documento oficial solicitando urgência na realização de uma cúpula bilateral entre os presidentes dos dois países.
Participaram da reunião: Deputada Socorro Neri (vice-coordenadora da Bancada do Acre), Deputado Cel. Ulysses, Deputado José Adriano; Embaixador Rômulo Acurio; o ex-presidente do Congresso do Peru, Eduardo Salhuana Cavides; os parlamentares Ilich López Ureña, Ana Zegarra Saboya e Eduardo Castillo Rivas; além de Alejandro Moreno (Segundo Secretário da Embaixada) e Rafael Torres, presidente da Câmara de Comércio Brasil–Peru.



