ESPORTE
Série D: Independência arranca empate diante do Trem-AP e segue no G-4
MANOEL FAÇANHA
O Independência segue no G-4 do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. Neste domingo (29), com apenas 100 pagantes (R$ 1.785,00) nas arquibancadas da Arena da Floresta, o Tricolor de Aço não passou de um empate diante do Trem, do Amapá, por 2 a 2. Eduardo e Anderson fizeram os gols do bicampeão acreano, enquanto Aleilson e Jeferson anotaram para a Locomotiva amapaense.
Como fica
Com o empate, o Independência passa a dividir a terceira posição na tabela de classificação com o Águia de Marabá. Os dois times somam 15 pontos, mas o time paraense apresenta melhor saldo de gols. Por outro lado, o Trem, do Amapá, segue na sexta posição, com 12 pontos ganhos.
Próximos jogos
O Independência retorna a campo no próximo sábado (5), às 18h (de Brasília), no estádio Canarinho, para encarar o GAS-RR. No dia seguinte (6), às 20h (de Brasília), na Arena da Floresta, o Trem-AP visita o SC Humaitá.
Resumo do jogo
Com jogo valendo vaga no G-4, a partida começou com o time amapaense com suas linhas avançadas e dificultando a saída de bola do Independência.
Preso na marcação, o Independência tinha dificuldade na criação. Por outro lado, a Locomotiva amapaense pouco arriscava o chute e a melhor chance de abrir o placar antes da primeira meia hora de bola rolando saiu de uma finalização do meia Dudu, com a bola passando rente à trave direita do goleiro Tião, aos 25 minutos.
O Tricolor de Aço respondeu numa finalização de fora da área do meia-atacante Polaco, mas o goleiro Vitor estava bem colocado e fez a defesa, aos 31 minutos. Cinco minutos depois, a dupla Polaco e Eduardo trocou passes e o segundo se livrou do adversário e soltou o pé para abrir o placar para o bicampeão acreano.
Virada amapaense e igualdade no finalzinho
Na volta dos vestiários, o Trem-AP começou jogando no campo do Independência, mas foi o time da casa que quase ampliou a vantagem. Felipinho fez boa jogada e arriscou o chute, assustando o goleiro da Locomotiva.
Refeito do susto, o time amapaense igualou o marcador aos 12 minutos. O zagueiro Jô e o goleiro Tião chegaram a salvar, parcialmente, o lance. No entanto, na sobra de bola, o atacante Foguete fez boa assistência para Aleilson deixar tudo igual.
O gol animou o time visitante, tanto que dois minutos depois de empatar o duelo, o atacante Aleilson, na pequena área, quase virou o placar para os visitantes, mas o goleiro Tião fez grande defesa.
O Independência voltou a incomodar o gol dos visitantes numa bola parada do meia Ancelmo. O zagueiro Léo Oliveira ganhou no jogo aéreo do zaga amapaense e quase marcou aos 25 minutos.
Melhor na partida e mostrando mais disposição de sair com a vitória, o Trem virou o placar numa bola área, aos 31 minutos. O zagueiro Jeferson ganhou da zaga tricolor e testou para a rede.
O Independência foi para o desespero e num lance bobo, o atacante Pedro Foguete cortou a trajetória da bola com o braço. O árbitro mato-grossense Jean Marcel Latorraca Ferreira cumpriu a regra e apontou para a marca da cal. O atacante Anderson cobrou bem e deixou tudo igual no placar, aos 43 minutos.
O empate deixou o jogo aberto, mas as duas equipes não conseguiram furar as defensivas e o jogo terminou na igualdade por 2 a 2.
Humaitá segue sem vencer; Tuna assume a liderança e Manaus só empata
Os jogos da décima rodada do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D começou ainda no sábado (28). No estádio Canarinho, na cidade de Boa Vista-RR, o GAS-RR venceu, de virada, o SC Humaitá por 2 a 1. O resultado negativo aumentou o jejum de jogos sem vitória do clube acreano na competição – 25 partidas sem uma vitória durante as temporadas de 2023-2025.
Outro jogo do grupo ocorrido no sábado (28) registrou um empate entre Manauara-AM e Manaus-AM por 2 a 2. O duelo foi disputado no estádio da Colina, na capital amazonense.
O penúltimo jogo da chave ocorreu na tarde desse domingo (29), precisamente no estádio do Souza, na cidade de Belém, do Pará. O duelo envolveu as equipes da Tuna Luso e do Águia de Marabá, com vitória lusitana por 2 a 0.