Connect with us

SAÚDE

Setembro Amarelo: Sesacre leva roda de conversa sobre saúde emocional ao Hospital da Criança

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizou nesta sexta-feira, 26, uma roda de conversa com os profissionais do Hospital da Criança, em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e à valorização da vida.

O objetivo foi promover um espaço de escuta, acolhimento e diálogo sobre a importância do cuidado com a saúde mental, reforçando a necessidade de atenção, apoio e valorização da vida no ambiente de trabalho e na sociedade.

“Estamos no Hospital da Criança realizando uma atividade alusiva ao Setembro Amarelo, em sintonia com a Associação Internacional de Prevenção do Suicídio. A proposta é promover o autocuidado e a saúde mental do trabalhador, para que ele tenha mais qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Hoje, abordamos temas como transtornos mentais relacionados ao trabalho, saúde mental do trabalhador e a importância do autocuidado”, explicou a psicóloga do Cerest, Cleide Maria Rebouças.

Cerest tem desenvolvido uma série de ações voltadas à valorização da vida e à promoção da saúde mental dos trabalhadores. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Ao longo de setembro, o Cerest tem desenvolvido uma série de ações voltadas à valorização da vida e à promoção da saúde mental dos trabalhadores. As atividades já passaram pela sede da Sesacre e pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), além do Hospital da Criança, e ainda alcançarão outras instituições, como o Corpo de Bombeiros e a Maternidade Bárbara Heliodora. “O objetivo é levar informação e sensibilizar os trabalhadores sobre a importância de reconhecer sinais de sofrimento mental relacionados ao trabalho e buscar ajuda profissional quando necessário”, acrescentou.

Para a coordenadora do NEP do Hospital da Criança, Juliana Diniz, o Setembro Amarelo também é um momento de valorização do profissional de saúde. “Setembro Amarelo não trata apenas da prevenção ao suicídio, mas também da valorização do profissional. No Hospital da Criança, entendemos que, para cuidar bem de alguém, precisamos estar bem conosco mesmos. Por isso, convidamos a equipe do Cerest para falar sobre autocuidado, saúde mental e valorização profissional”, ressaltou.

Objetivo foi promover um espaço de escuta, acolhimento e diálogo sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

Segundo Juliana, a iniciativa aproximou os trabalhadores de profissionais que atuam diretamente na promoção do bem-estar no ambiente laboral. “Muitos de nós desenvolvemos questões relacionadas à saúde mental sem perceber, e é fundamental reconhecer os sinais e buscar ajuda. Psicólogos e profissionais de referência estão disponíveis para apoiar os trabalhadores nesse processo”, completou.

A servidora Wanylse de Moraes reforçou a relevância de momentos como este. “É importante participar de uma palestra como essa, alusiva ao Setembro Amarelo, para percebermos o quanto somos valorosos e aprender a nos amar em primeiro lugar. Precisamos estar bem conosco mesmos para podermos estar bem no ambiente de trabalho. Só conseguimos dar o nosso melhor quando estamos equilibrados e fortalecidos, e isso começa com o amor-próprio”, concluiu.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas