GERAL
Sobretaxa de Trump atinge 99% das exportações acreanas para os EUA, diz folha de São Paulo
O comércio exterior do Acre entrou na mira das novas tarifas do governo norte-americano. Desde quarta-feira (6), praticamente todos os produtos exportados pelo estado para os Estados Unidos passaram a sofrer uma sobretaxa de 50%, segundo levantamento da Folha de S. Paulo com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
Na prática, 99% das mercadorias acreanas enviadas ao mercado americano serão impactadas, especialmente itens de baixo valor agregado que compõem a base da pauta de exportações do estado. O Acre responde por apenas 5% do total exportado pelo Brasil, mas não teve seus principais produtos incluídos na lista de 694 isenções concedidas pela Casa Branca.
O aumento tarifário acrescenta 40 pontos percentuais às taxas já cobradas, cenário que tende a reduzir a competitividade da produção local no mercado externo. A situação é semelhante à vivida por outros estados do Norte e Nordeste, como Amapá, Tocantins, Rondônia e Ceará, que também terão quase todas as vendas para os EUA encarecidas pela nova medida.