Connect with us

POLÍTICA

Socorro Neri fala sobre os desafios na Educação; “Despolitizar foi o pedido do governador”, revela

Publicado

em

Foto: Reprodução

A nova secretária de Educação do Acre é a ex-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri. Segundo o Wikipédia, ela é Maria do Socorro Neri Medeiros de Souza, uma pedagoga, professora e política brasileira, formada pela Universidade Federal do Acre, com mestrado e doutorado em Educação, realizados na UFRJ e UFMG. Docente da UFAC, foi vice-reitora e pró-reitora de graduação. Nascida em Tarauacá, no interior do Acre, é conhecida pelo rigor técnico com que conduz suas missões.

Pois é esta mulher quem assume a pasta a convite do governador Gladson Cameli (Progressistas) nessa segunda fase de seu mandato com a missão de despolitizar geral. Talvez tenha sido a forma encontrada por Cameli para tirar a maior secretaria do Estado do olho do furacão, exatamente por ser usada e abusada politicamente há muitos anos. Ela, sempre muito discreta, técnica na essência da palavra, topou dar uma palavrinha com o Acrenews. Falou pouco, mas foi precisa para revelar que tem um novo ciclo pintando aí, marcado principalmente pelo inédito distanciamento de conchavos políticos, um pedido especial do governador. Veja o que ele disse mais:

Acrenews – Professora, que dimensão a senhora dar a esse novo desafio?

Socorro Neri – O desafio é imenso. A rede estadual de ensino cresceu muito e o contexto adverso da pandemia, que impôs o ensino não presencial, tornou ainda maior o desafio de garantir a aprendizagem para todos os estudantes, sobretudo para os das escolas do campo e indígenas. Essa semana o ano letivo de 2021 está sendo iniciado em grande parte da rede, mas há municípios que ainda estão concluindo o ano letivo de 2020 e, no tocante a quase todas as escolas rurais, os anos letivos de 2020 e 2021 precisarão ser realizados em ciclo. E estamos organizando as condições para que no segundo semestre letivo de 2021, a rede estadual possa retomar atividades presenciais, passando ao sistema híbrido. Temos, nesse cenário, que equalizar déficit de servidores, amenizar perdas salariais, reestruturar escolas e fortalecer a capacidade operativa dos núcleos nos municípios. Há muito trabalho pela frente.

Acrenews – A senhora já montou sua equipe?

Socorro Neri – A SEE tem uma equipe em atividade. Estou me integrando a essa equipe, respeitando a experiência de cada um profissional, e só farei alterações que fizerem necessária.

Acrenews – A senhora é filiada ao PSB. Sua ida para o governo significa a chegada do partido também?

Socorro Neri – O convite do governador para que eu assumisse a educação foi pessoal. A discussão de aliança com o PSB será feita ou não por ele junto aos dirigentes do partido.

Acrenews – O governador lhe pediu alguma coisa em especial em relação a gestão?

Socorro Neri – O governador demonstrou conhecimento da secretaria e me recomendou despolitizar a gestão e organizar processos e procedimentos para melhorar a transparência e a eficácia.

Acrenews – Há muita expectativa com sua chegada, dado ao seu histórico de boa gestora. Isso é bom ou ruim?

Socorro Neri – Assumo a SEE num momento de grandes dificuldades. Superá-las exigirá decisões de governo. De minha parte, o que posso garantir à sociedade acreana é o mesmo que garanti ao governador, de que me empenharei, de forma integral, buscando superar cada uma das atuais dificuldades, com ética, legalidade e foco no interesse público.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas