POLÍTICA
Socorro repercute exonerações coletivas no INEP às vésperas do ENEM
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (8), a menos de duas semanas para o Enem 2021, 35 funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração coletiva. A maioria dos que assinaram a carta de demissão são coordenadores do órgão. O assunto repercutiu no Acre, com manifestação pública da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Socorro Neri.
Usando o Twitter, a secretária que já foi prefeita da capital do Acre, Rio Branco, manifestou preocupação com a ação do grupo. “Muito preocupante o pedido de exoneração coletivo ocorrido no INEP, às vésperas do ENEM. O pedido revela as dificuldades vivenciadas pela instituição e fragiliza duas ações importantes, o SAEB e o ENEM”, escreveu.
Neri aproveitou o bojo para pedir ao Ministro da Educação intervenção com melhorias no Instituto. “O MEC precisa fortalecer o INEP, urgente”, concluiu.
Também por meio do Twitter, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, garantiu que o cronograma de execução do Enem 2021 não será alterado em decorrência das exonerações.
No INEP, além de justificar as exonerações, os funcionários denunciam assédio moral e o desmonte do órgão responsável pelo Enem e outras importantes avaliações. Em assembleia na semana passada, servidores falaram de uma “falta de comando técnico” da presidência do órgão. Segundo eles, a atual gestão promove um “clima de insegurança e medo”.
You must be logged in to post a comment Login