Connect with us

ACRE

Sol sobre Rio Branco aparece com forte círculo ao seu redor; a ciência explica, mas há quem acredite em mistérios

Publicado

em

O sol inclemente desta terça-feira, 7 de setembro, está cercado por uma roda bem viva, sobre a capital do Acre, Rio Branco. Segundo a ciência, a formação deste círculo colorido ao redor do sol é um fenômeno meteorológico que chama atenção pode ser identificado a olho nu. O brilho em formato arredondado tem uma explicação e também um nome: Halo Solar. Mas tem os supersticiosos, que acreditam em mistérios.

O fenômeno ocorre a aproximadamente 17 quilômetros de altitude. De acordo com a meteorologista Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Halo Solar é formado quando a luz do sol passa através de nuvens formadas por cristais de gelo.

“Quando os raios do sol atravessam os cristais de gelo, eles provocam uma refração e uma reflexão da luz, espalhando ela nas sete cores do arco-íris” explicou. A meteorologista ressaltou ainda que o formato arredondado não é provocado por causa do sol, mas pelo formato hexagonal dos cristais de gelo das nuvens, que refletem a luminosidade em forma de círculo.

Halo Lunar

Da mesma forma que o fenômeno ocorre durante o dia, com o sol, ele também pode ser registrado ao redor da lua, mas a visualização a olho nu às vezes se torna mais difícil por causa da falta de iluminação.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas