ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tá no G1: Acreana de 14 anos parssa em curso na USP e já soma 23 aprovações

A acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, de 14 anos, que já havia sido aprovada em 14 cursos em oito universidades no ano passado, agora conseguiu um novo feito na trajetória estudantil: foi aprovada em mais nove cursos, sendo um deles na Universidade de São Paulo (USP) que, em 2024, foi eleita a melhor instituição de ensino superior da América Latina.
Considerada superdotada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), onde desempenha atividades há cinco anos em Rio Branco, Ana foi aprovada, ao todo, em 23 cursos superiores espalhados em 18 instituições, sendo onze públicas e sete privadas pelo Brasil. (Veja mais abaixo a lista de cursos aprovados).
Na USP, a adolescente foi selecionada para o curso de gerontologia, que forma profissionais para atuar na promoção da saúde, qualidade de vida e direitos dos idosos. Contudo, nem a aprovação em uma das universidades mais renomadas do país a fez ficar surpresa.
“Para mim foi algo normal, pois tenho um outro objetivo: quero medicina”, disse.
A mãe, Vânia do Carmo Nery, também reforçou que o grande sonho da jovem é uma vaga no curso de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), de modo que faça sua graduação sem ficar longe dos pais.
O pai, James Joyce Bezerra Gomes, explicou que a filha é o orgulho da casa. “Não dá nem para mensurar a sensação. Quero apoiá-la sempre no que for preciso para que ela mantenha esse sucesso”, disse.
Ana Joyce cursará o 2º ano do ensino médio no Colégio Militar Tiradentes este ano. Entretanto, a mãe contou que ela fará uma avaliação para tentar avançar para o último ano do ensino médio.
“Se ela passar nas provas das três matérias, fará o 3º ano do ensino médio e assim, o próximo vestibular será para valer”, afirmou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/u/v/0vAVn1QRWcbvXwOt8PiA/whatsapp-image-2024-06-21-at-12.36.44.jpeg)
Os pais de Ana Joyce afirmam que tentam apoiá-la em todas as atividades que ela deseja fazer — Foto: Arquivo pessoal
A rotina do ano já está organizada, visto que durante a manhã, fará as aulas na escola regular, a tarde atividades extracurriculares, e durante a noite, um cursinho específico para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026.
“Ela sempre estudou com adultos e ela se dá super bem, com todas as faixas etárias. Ela não tem esse problema com isso, contou a mãe.
Apesar de ter uma rotina apertada, Ana Joyce sempre busca novas atividades para conhecer. De acordo com Vânia, a filha tem um jeito muito ativo e adora conhecer coisas novas. Entre os hobbies estão o piano, ukulele, inglês e até o japonês.
“A maior dificuldade é a logística alinhada a falta de tempo, pois ela quer fazer tudo. Apesar de adorar dormir após o almoço, ela me conta que queria ter mais tempo para dar conta de fazer tudo o que deseja”, disse.
Em seu tempo livre, a adolescente gosta de assistir anime, jogos de tabuleiro e também de cartas. “Ela gosta muito de comer, sempre foi ‘boa de boca’. Atualmente, o que ela mais está se interessando é por mangás, mas antes ela gostava de Dorama”, comentou a mãe.
Desempenho
Em junho de 2024, o g1 conversou com a Ana Joyce, que na época havia sido aprovada em dois cursos de ensino superior, além de um concurso público no Acre. À época, ela já era acompanhada pelo Núcleo de Altas Habilidades.
De acordo com o laudo elaborado pelo NAAHS à época, a adolescente apresentava características consistentes com altas habilidades/superdotação na área de música, liderança e leitura, além de apresentar potencialidades nas áreas de comunicação e acadêmica.
O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades está vinculado à Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE-AC), oferecendo serviços educacionais especializados no que diz respeito à investigação e ao atendimento dos alunos com superdotação.
Os cursos e universidades que Ana Joyce foi aprovada foram:
- Universidade Federal do Amazonas (Ufam) – Música
- União Educacional do Norte (Uninorte) – Medicina
- Universidade Federal do Acre (Ufac) – Matemática
- Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Ciência Biológicas
- Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Geografia
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – Licenciatura em Computação
- Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Licenciatura em Pedagogia
- Universidade Federal de Rondônia (Unir) – Letras/Língua Portuguesa
- Instituto Federal do Acre (Ifac) – Física
- Instituto de Ensino Superior do Foz do Iguaçu (Iesfi) – Enfermagem
- Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) – Medicina Veterinária
- Centro Universitário União das Américas Descomplica Uniamérica – Direito
- Universidade Federal do Acre (Ufac) – Engenharia Agronômica
- Universidade Paranaense (Unipar) – Odontologia
- Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (UFRB) – Sistemas de Informação
- Instituto Federal de Rondônia (Ifro) – Arquitetura e Urbanismo
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Engenharia de Alimentos
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Pucpr) – Administração
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Pucsp) – Direito
- Universidade de São Paulo (USP) – Gerontologia
- Instituto Federal Farroupilha (Iffar) – Química Industrial
- Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) – Inteligência Artificial
- Universidade Federal de Rondônia (Unir) – Engenharia Elétrica













