GOSPEL
Tá no G1: Feriado nesta terça: Rio de Janeiro e cidades pelo país param em reverência a São Sebastião
Moradores de algumas cidades brasileiras terão um dia de folga nesta terça-feira (20) para celebrar São Sebastião, santo considerado protetor contra fome, peste e guerra. Ele é um dos padroeiros mais populares do país.
O feriado não é nacional, mas vários municípios adotam a data como ponto facultativo ou feriado municipal.
O Rio de Janeiro é o maior exemplo. A cidade tem São Sebastião como padroeiro e marca o dia 20 de janeiro como feriado municipal.
Este ano, o prefeito Eduardo Paes (PSD) optou por não decretar ponto facultativo na segunda-feira (19), evitando a “emenda” do feriado.
Outros municípios também dão folga aos moradores. Entre eles estão cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Presidente Prudente, e cidades históricas de Minas Gerais, como Brumadinho e Capitólio.
Principais cidades com feriado:
- Brumadinho (MG)
- Capitólio (MG)
- Ibotirama (BA)
- Passa Quatro (MG)
- Porto Ferreira (SP)
- Presidente Prudente (SP)
- Ribeirão Preto (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Sebastião (SP)
- Suzano (SP)
- Una (BA)
- Valinhos (SP)
Devoção a São Sebastião no Rio de Janeiro
A devoção ao santo no Rio tem origem histórica. Em 1567, durante a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, São Sebastião teria sido visto em lenda popular lutando ao lado de portugueses e índios aliados. A batalha final coincidiu com o dia 20 de janeiro.
No mesmo ano, o governador Estácio de Sá mandou construir uma pequena igreja em homenagem ao santo, no Morro Cara de Cão, atual bairro da Urca.
Entre 1578 e 1598, a igreja foi consolidada. Em 1922, o templo foi transferido para a Tijuca. Em 1931, os restos de Estácio de Sá e um fragmento do osso do mártir foram levados para lá, junto com a imagem trazida de Portugal.
São Sebastião sempre foi o padroeiro do Rio. Nos tempos coloniais e durante a monarquia, a festa era marcada por celebrações grandiosas, com tiros de salva, desfiles militares, missas solenes, foguetórios e danças nas ruas.
Hoje, cariocas comemoram o dia com missas e procissões, embora muitas vezes confundam a data com a fundação da cidade, em 1º de março.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Q/r/frQ8nbRNGz0Y8i9YBoVA/14778.jpg)
Calendário 2026 — Foto: Freepik











