ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tá no G1: Prefeitura de Rio Branco lança IPTU com mais de 4% de isenção para os autista

Com reajuste inflacionário de 4,17%, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 de Rio Branco foi lançado pela prefeitura nessa quarta-feira (7). A gestão municipal divulgou as datas com descontos e isenções do pagamento que podem beneficiar a população.
Segundo a prefeitura, os carnês começarão a ser entregues até o final do mês de março, com início do pagamento a partir do mês de abril e também terá a opção de acesso online.
“O reajuste do IPTU foi de 4,17%, seguindo o valor acumulado em 12 meses do Índice de preços ao consumidor (INPC). Nesse ano, o pagamento poderá ser feito em até 8 parcelas e quem deseja optar pelo pagamento à vista, o desconto é de 20%, ambos com vencimento para 30/04”, explicou ao g1 o diretor de administração tributária da Secretária Municipal de Finanças (Sefin) Josué Alexandre de Oliveira Junior.
Ainda segundo o secretário, o parcelamento poderá ser feito em até 36x. “Se você tem dívida de exercícios anteriores, o desconto cai para 10% no pagamento à vista. Mas o cidadão pode optar pelo pagamento parcelado, aí, nesse caso, sem os descontos que são oferecidos na parcela 1”, destacou.
Conforme a gestão, a arrecadação com o IPTU tem crescido. De 2024 para 2025, o pagamento acumulou mais de R$ 10 milhões de aumento.
“Esse aumento se deu em decorrência da maior quantidade de contribuintes que efetuaram o pagamento do imposto, reflexo das ações de cobrança administrativa lançadas”, pontuou.
Isenções
Famílias que tenham integrantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem solicitar isenção, desde que atendam aos seguintes critérios:
- Imóvel deve ser residência da família;
- Renda familiar de até 5 salários mínimos;
- Comprovação de comprometimento significativo da renda com despesas do tratamento do autismo; e
- Apresentação de laudo e documentos que comprovem o TEA.
Os comprovantes para garantia da isenção devem ser entregues na sede da prefeitura, no Centro de Rio Branco. Os documentos passarão por análise.










