SAÚDE
Tarauacá: maior número de casos de dengue mobiliza agentes de saúde e moradores da região
A taxa de incidência de dengue na região Tarauacá, ou seja, a quantidade de pessoas com a doença a cada 100 mil habitantes é uma das mais altas do país. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a zika e a chikungunya. A servidora pública Ana Cleide teve a doença, e relata que até hoje, tempos depois, sente os efeitos.
“Durante cinco dias eu fiquei bem mal, com coceira no corpo. Fiquei com sequelas no fígado, até hoje eu tenho problemas. E uma coceira insuportável no corpo, principalmente nos pés e nas mãos”, disse.
No município de Tarauacá, no noroeste do estado, foram mais de 3 mil casos de dengue em 2021. Também foi registrado aumento na incidência de zika, com 64 notificações, e 46 de chikungunya.
O coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Cássio Peterka, informa que hoje “mais de 70% dos casos de dengue se concentram em menos de 200 municípios do país.” Mas ele lembra que isso não quer dizer que as cidades próximas não devam se preocupar.
“O vírus da dengue tem um potencial de distribuição geográfica muito rápido e muito grande, tanto que se a gente pegar regiões onde a gente tem uma baixa transmissão que sejam contíguas, principalmente regiões metropolitanas, regiões vizinhas, a gente vê essa expansão muito rápida”.
Cássio Peterka ressalta ainda que com a presença do vetor ocorra maior transmissão, já que as pessoas infectadas circulam pelas regiões.
[Tatiana Azevedo/Brasil 61]
You must be logged in to post a comment Login