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Tenho passagem da Azul: o que muda com a recuperação judicial?
Companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos nesta quarta-feira (28) devido ao alto endividamento registrado desde a pandemia da Covid-19
Por CNN
A Azul entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos nesta quarta-feira (28), e o processo pode gerar dúvidas aos consumidores, especialmente àqueles que têm passagens compradas pela companhia aérea.
O fato relevante divulgado pela empresa aos investidores nesta quarta reforça que os clientes terão os bilhetes honrados, além dos pontos do Azul Fidelidade e os benefícios mantidos.
Fernando Canutto, especialista em direito empresarial e sócio do Goodke Advogados, pontuou que é baixo o risco de haver algum cancelamento de voo da companhia por conta do pedido de recuperação judicial.
“Não posso dizer que é impossível, mas é altamente improvável que haja impacto imediato. A maioria das companhias aéreas continua a honrar as reservas durante o processo de reestruturação”, disse o advogado.
“Ao contrário da falência, que geralmente implica na liquidação da empresa, o Chapter 11 permite que a empresa continue operando enquanto reestrutura suas dívidas. É uma tentativa de salvar a empresa e evitar a falência”, explicou Canutto.
Já Filipe Denki, especialista em insolvência empresarial e sócio do Lara Martins Advogado, destacou que a decisão de entrar com o pedido de recuperação judicial nos EUA ajuda a manter a atividade operacional da companhia saudável.
“O sistema norte-americano oferece mecanismos mais previsíveis e eficientes de proteção patrimonial, centralização de discussões com credores globais e acesso ao DIP Financing, um financiamento prioritário que seria muito mais complexo de implementar no Brasil”, afirmou.