ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tião Bocalom visita presidente do TJ e conhece o Portal do Acolhimento na Cidade da Justiça
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom esteve na manhã desta sexta-feira (24) visitando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Regina Ferrari. O convite foi feito pela própria presidente ao Chefe do Executivo Municipal.
Na ocasião, o prefeito conferiu as obras de construção de calçada e a implantação de iluminação de led ao longo da Avenida Paulo Lemos de Moura Leite, no bairro Portal da Amazônia, realizado pela gestão municipal.
O gestor acompanhado da desembargadora Regina Ferrari, esteve na sede da Cidade da Justiça conhecendo os serviços que estão sendo implantados no atendimento ao cidadão, como o Portal do Acolhimento, que objetiva proporcionar um atendimento mais humanizado e acolhedor aos rio-branquenses, além das intervenções paisagísticas que tem transformado o ambiente natural da Cidade da Justiça em um espaço harmonioso e equilibrado promovendo a interação entre o ser humano e a natureza, contribuindo para o bem-estar físico e mental.
“Temos o prazer de vir aqui para ver essa remodelagem que ela está fazendo. Isso aqui é a humanização dos serviços públicos. Eu a quero parabenizar. E eu estou muito feliz com isso. Quando ela me solicitou a calçada ali e ela justificou, está perfeitamente justificado. Estamos realizando, se Deus quiser, até o dia 29 nós vamos inaugurar aquela calçada que a senhora mesmo já sugeriu que o nome seja a “calçada da justiça”.
A obra que está sendo construída pela prefeitura margeia uma área de preservação e o prefeito afirmou que irá recomendar à Superintendência de Trânsito (RBTrans) sinalizações e limitadores de velocidade para que se evite acidentes com animais silvestres.
“Vai ser a oportunidade para as pessoas, quando estiverem andando na calçada, poderem ver os animais. Agora o que a gente pede é que motoristas também procurem evitar o excesso de velocidade naquela área. Porque realmente é uma área que tem muitos bichos que transitam ali. Eu até vou sugerir a RBTrans que coloque placas de fora a fora para limitar o máximo de 40 km por hora. Porque assim vai evitar com certeza de atropelar algum bichinho que esteja passando por ali”.
A desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJ enfatizou que o foco da Justiça é uma Justiça mais humana e mais acolhedora, bem mais próxima do cidadão.
“Nosso foco foi o nosso cidadão, atender o nosso cidadão que tanto precisa. Agora, o nosso momento é de gratidão, de agradecer o nosso prefeito por ter entendido qual era o objetivo desse acolhimento e para que trouxéssemos esses nossos cidadãos que tanto precisam do pão da justiça era necessário uma acessibilidade e por meio da ‘calçada da justiça’.”, disse a presidente.
A desembargadora comentou ainda sobre uma imagem de uma mulher indígena para representar a Justiça, a deusa indígena da Justiça.
“Nós temos aqui uma gravura bastante icônica, que é a deusa da justiça indígena, porque ela conversa com os nossos povos originários. E era necessário que a gente mudasse um pouquinho a logo da justiça, quando a gente vê muitas figuras da justiça em figuras romanas, mas a gente quis regionalizar e trazer esse pertencimento que nós temos do nosso povo acreano com os povos originais que aqui habitam”.
A imagem foi idealizada pela desembargadora e produzida por meio de inteligência artificial e retocada com características regionais dos povos originários acreanos.