CULTURA & ENTRETENIMENTO
Tradicional em Rio Branco há décadas, Forró do Senadinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Acre

Tradição em Rio Branco, o Forró do Senadinho, passou a integrar oficialmente o Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Acre. O reconhecimento está previsto na Lei nº 4.663, sancionada pelo Governo do Estado e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (7).
Segundo o texto legal, a medida considera a relevante contribuição artística, histórica e social do Forró do Senadinho para a cultura acreana. A manifestação é reconhecida como uma expressão tradicional da cultura popular local, incorporando-se ao patrimônio cultural imaterial do estado.
A legislação ressalta que o Forró do Senadinho representa uma importante manifestação artística, social e comunitária, ao promover o encontro entre diferentes gerações e contribuir para a preservação de saberes, ritmos e danças típicas do forró.
Com a sanção da lei, caberá ao Poder Executivo, por meio dos órgãos responsáveis pelas áreas de cultura e patrimônio histórico, adotar ações voltadas ao registro, salvaguarda, valorização e promoção do Forró do Senadinho como bem cultural imaterial, em conformidade com a legislação vigente.
A norma entrou em vigor na data de sua publicação. A lei é originária do Projeto de Lei nº 100/2025, de autoria do deputado estadual Eduardo Ribeiro, e foi sancionada pela governadora do Estado do Acre em exercício, Mailza Assis da Silva, em 4 de novembro de 2025.










