POLÍTICA
Transformada em um canteiro de obras, Plácido de Castro, na fronteira com a Bolívia, está linda
A cidade sede do município de Plácido de Castro, na fronteira com a Bolívia, distante 98,8 km da capital, Rio Branco, foi transformada em um canteiro de obras, muitas concluídas e outras em fase de conclusão. Resultado: nunca, em seus 47 anos de fundação, com seus atuais 20 mil moradores, Plácido esteve tão linda.
A chegada na cidade de Plácido de Castro é, por si só, um cartão postal. A avenida principal, Diamantino Augusto Macedo, foi reasfaltada. Os seus 1,4 mil metros de ‘tapete preto’ vai dar direto no mirante onde tem um ‘Cristo Redentor’ de seis metros de altura erguido em alvenaria, com uma vista impagável do Rio Abunã, um caudaloso e piscoso manancial que nasce na Bolívia e despeja no rio Madeira. Desse lugar é possível apreciar a praia de areia branca, onde acabou de acontecer um dos maiores festivais de sua história, a festa do Surubim, com presença de público recorde.
Além da avenida principal, a cidade de Plácido de Castro está com maioria de suas travessas em obras. Além do recapeamento, a prefeitura trabalha, ainda, no saneamento básico. A praça central da cidade, conhecida como Praça do Seringueiro, bem tradicional por suas árvores altas, também passa por uma reforma completa. Pelo menos R$ 1 milhão está sendo gasto nessa restauração.
A transformação da cidade de Plácido de Castro, que dá acesso à Vila Evo Morales, na Bolívia, ocorre sob o comando de um político praticamente de primeira viagem, o professor Camilo da Silva (PSD), que havia sido vereador por um mandato, sem nenhuma característica de político profissional. Acostumado a cuidar da educação de adolescentes, por meio de sua carreira no magistério, está quebrando paradigmas na região e começa a surgir em um horizonte como um dos bons gestores da atual safra de prefeitos, eleita em 2020.
Vereador diz que prefeito Camilo é zeloso pela coisa pública, por isso tem apoio da Câmara
O vereador Francimar Rodrigues da Silva, o professor Mazinho (PSD), além de líder do prefeito, é uma espécie de embaixador do agro, sobretudo dos pequenos produtores. Ele elenca muitas outras obras realizadas na zona rural e elogia o comportamento do prefeito Camilo da Silva, por seu zelo com a coisa pública. “Ele acompanha cada obra. Tem apoio da câmara em todos os projetos. Tem feito mais de 80 pontes e pelo menos 500 km de ramais”, diz o parlamentar para justificar o apoio maciço que o Poder Legislativo dar ao prefeito.
Segundo o vereador, o prefeito Camilo tem um programa de entrega de sementes de feijão e milho. Também está recuperando o antigo mercado Alcides Pessoa de Carvalho, está transformando a praça do idoso, que teve anos fechada. “Está merecendo o carinho que tem recebido das pessoas”, finaliza o vereador.