POLÍTICA
Três deputados federais do Acre assinam a CPI que vai apurar desvio de dinheiro da aposentados
Pelo menos até a manhã desta sexta-feira, 2, apenas três dos oito deputados federais do Acre havia assinado o requerimento que pede abertura de CPI para apurar um dos maiores esquemas de corrupção descobertos no Brasil nós últimos anos, o desvio de dinheiro dos aposentados. São eles Coronel Ulysses e Eduardo Velloso, do UP, antigo União Brasil, e Roberto Duarte, do Republicano.
Na última terça-feira, 29, a oposição comemorou o fato de ter alcançado o número de assinaturas suficientes para criação da comissão. No pedido, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) “requer a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS, com cobranças de mensalidades de aposentados e pensionistas, que pode chegar a R$ 6,3 bilhões”.
“A operação da Polícia Federal, batizada de Sem Desconto, expôs um esquema de desvio de contribuições sindicais não autorizadas, com falsificação de assinaturas e outros crimes, que pode ter movimentado ilegalmente cerca de R$ 6,3 bilhões, envolvendo pelo menos 11 sindicatos”, diz a justificativa.